Estão abertas as inscrições para um programa de consultoria gratuita sobre eficiência energética em unidades fabris indicado para empresas do ramo de plásticos. Trata-se do programa PotencializEE – Programa de Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável –, que é coordenado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e liderado pelo Ministério de Minas e Energia.

O projeto teve início este ano e tem como uma de suas premissas orientar empresas fabricantes de máquinas e equipamentos para o processamento de resinas termoplásticas, por exemplo, sobre como otimizar o consumo de energia em seus processos produtivos. A consultoria abrange diagnósticos de operações industriais e recomendações para evitar o desperdício de recursos, entre outros fatores.
A promoção dos trabalhos de consultoria e a condução do atendimento a empresas de diversas regiões do Estado de São Paulo estão sendo realizadas em parceria com o Senai-SP. Rodolfo Pinheiro, supervisor de projetos e tecnologias da instituição, comentou que “os ganhos em eficiência energética permitem uma redução considerável da conta de energia, por isso cada vez mais empresas estão procurando o programa”.
Além disso, de acordo com Marco Schiewe, diretor do programa PotencializEE, está sendo notada “uma forte adesão de setores industriais que utilizam maquinário térmico em sua cadeia produtiva”. Em comunicado à imprensa, foi informado que o programa também tem como premissa facilitar o acesso a linhas de crédito.
Mais informações sobre como participar do programa podem ser obtidas aqui.
Imagens: Pixabay
Confira mais notícias:
Relatório aponta os rumos da manufatura inteligente nos próximos anos
Programa selecionará trabalhos com proposta de reduzir custos com energia em fábricas
#PotencializEE #EficiênciaEnergética #Senai #PI
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026