Um estudo realizado por Plástico Industrial no segmento de máquinas injetoras para a atualização do guia do setor mostrou que 75% das empresas reunidas neste guia perceberam aumento da procura por máquinas elétricas para a moldagem de produtos plásticos para a área médica.

Estudo sobre o mercado de injetoras: a pandemia de Covid-19 contribuiu para o aumento das vendas de máquinas

 

Além disso, cerca de 50% das entrevistadas mencionaram que as suas vendas aumentaram nos últimos 12 meses devido ao crescimento da demanda por itens plásticos em decorrência da pandemia de Covid-19. Mas para 27,77% delas, o fechamento de pedidos permaneceu estável, enquanto 22,23% observaram redução do ritmo de compras, atribuindo isso principalmente ao atual cenário econômico.

 

No entanto, as participantes da pesquisa apontaram como os principais segmentos consumidores dos equipamentos que fornecem o automobilístico e o de fabricação de utilidades domésticas, cada um sendo comprador de 13,70% do volume total de injetoras. E não foram somente esses que se igualaram em índice de consumo de máquinas, pois a área médica/hospitalar e a farmacêutica absorveram, cada uma delas, 12,90% do montante, seguidas pelos fabricantes de embalagens representando 12,10%.

 

As companhias também informaram que os segmentos de eletrodomésticos e eletroeletrônicos se igualaram no que diz respeito ao índice de consumo de injetoras, cada um com 11,30%, ao passo que os fornecedores de brinquedos consumiram 9,68% e setores classificados na categoria “outros”, como moveleiro e construção civil, adquiriram 2,42% dos equipamentos.

 

A sondagem realizada mostrou ainda mais similaridades entre os percentuais levantados: 88,88% das participantes notaram aumento da procura por injetoras com recursos para interconectividade com equipamentos auxiliares e sistemas digitais que se aproximam do conceito de indústria 4.0 (Veja a reportagem especial Digitalização da produção está transformando a oferta de máquinas injetoras).

 

Esse percentual é o mesmo que representa as companhias entrevistadas que perceberam aumento da demanda por injetoras que permitem a integração de robôs. Nossos guias trazem mais informações sobre a oferta de equipamentos industriais que podem auxiliar as operações de injeção de plásticos como, por exemplo, dosadores e alimentadores de resinas, assim como serviços para essa área.

 

Foto: Exemplos de peças plásticas moldadas em máquinas injetoras, segmento que foi tema de uma pesquisa realizada junto a fabricantes de equipamentos desse tipo. Imagem: Shutterstock.


 

Conteúdo relacionado:

Atualização de sistemas de segurança para máquinas industriais antigas

Superfícies sólidas em artigos hospitalares

 

#Injetoras #Pesquisa #Indústria40 #PlásticoIndustrial #Covid-19

 



Mais Notícias CCM



Sepro anuncia a renovação de sua linha de robôs

Maior curso, maior capacidade de carga e melhorias no sistema de controle são resultado do desenvolvimento dos robôs da companhia francesa, que serão exibidos na feira K.

17/07/2025


Inspeção de tubos combina raios-X e IA

Fabricante de sistemas de medição, inspeção e controle da extrusão de tubos, a Sikora vai exibir os novos recursos de seus equipamentos na K, e reserva uma experiência interativa para os visitantes.

15/07/2025


Comau lança linha de robôs colaborativos

A empresa integrou seis modelos de autômatos ao seu portfólio, os quais podem ser utilizados na fabricação de embalagens e soldagem de plásticos.

01/07/2025