As tecnologias on-line estão possibilitando que os trabalhos cotidianos de parques fabris da cadeia produtiva de plásticos sejam realizados com eficácia, rapidez e, principalmente devido à demanda relacionada à atual crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19, de forma remota.

Entre os recursos digitais que podem ser acessados atualmente estão as plataformas virtuais, as quais, no caso do ramo de polímeros, possibilitam a transmissão de dados provenientes de processos feitos por injetoras e/ou extrusoras, por exemplo, em tempo real, além de outros recursos úteis a este setor, tais como armazenamento de informações em nuvem e monitoramento de processos por meio de dispositivos móveis, entre outros.
E nesse contexto a empresa Industrial IoT Solutions, que tem filial em São Paulo (SP) e matriz nos Estados Unidos, passará a comercializar no Brasil duas plataformas digitais voltadas para o segmento industrial, desenvolvidas pela também norte-americana Litmus.
A partir de uma parceria consolidada no mês de novembro, as companhias iniciaram o fornecimento das plataformas denominadas “Litmus Edge” e “Litmus Edge Manager” no País, e incluíram pacotes de serviços que compreendem suporte e assistência técnica em português.
Em se tratando das plataformas digitais, a Litmus Edge conta com sistemas de coleta e gerenciamento de dados, bem como para o estabelecimento de intercomunicação entre maquinário, ferramental e outros ativos instalados em fábricas. Ela também é indicada para trabalhos que envolvam manutenção preditiva e monitoramento de equipamentos, e é compatível com sistemas que abranjam o aprendizado de máquina (machine learning) e IoT industrial (do termo Industrial Internet of Things, IIoT).
Já a Litmus Edge Manager é uma plataforma desenvolvida para o gerenciamento de dispositivos, dados e aplicativos necessários à implementação da plataforma mencionada anteriormente. Segundo John Younes, cofundador e diretor de comunicação da Litmus, “A plataforma Litmus Edge é ideal para um mercado em crescimento, uma vez que permite a conexão com qualquer ativo industrial, seja antigo ou moderno”, e completou, “estamos satisfeitos com a parceria com a Industrial IoT Solutions para expandir nossa presença no mercado brasileiro, à medida que as empresas adotarem o conceito de indústria 4.0”.
Hélio Samora, CEO da Industrial IoT Solutions para a América Latina, contou que as plataformas digitais podem operar integradas a controladores lógicos programáveis (CLP) e de comando numérico computadorizado (CNC), assim como robôs e sensores, havendo ainda muitas outras possibilidades de aplicações. “Estamos muito entusiasmados com esta parceria porque as empresas no Brasil estão trabalhando muito para adotar soluções de IoT industrial, e podemos ajudá-las a se tornarem mais eficazes e competitivas”, concluiu.
Mais informações podem ser obtidas aqui. Acesse também os nossos guias que trazem mais informações sobre equipamentos e sistemas indicados para a modernização de espaços fabris.
Imagem: Ilustração mostra exemplo esquemático de operações realizadas por plataformas digitais industriais desenvolvidas pela Litmus.
Conteúdo relacionado:
Mais Notícias CCM
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026