A editora Blucher publicou o livro “Nanotecnologia aplicada a polímeros”, o qual foi organizado por Adriana Pavinatto, Daniel Souza Corrêa e Rafaela Cristina Sanfelice. A obra disponibilizada em formato PDF é composta por 616 páginas que trazem conteúdo sobre a classificação de nanomateriais e suas propriedades, assim como a respeito das características e arquitetura molecular de polímeros e biopolímeros, além de diversos temas relacionados a estes tipos de materiais.

E-book sobre nanomateriais e polímeros passou a ser disponibilizado em formato "opem acess" e pode ser baixado gratuitamente
O capítulo 1 do livro traz informações sobre a escala nanométrica, um breve histórico a respeito da nanotecnologia e nanociência, e ainda aborda a produção de nanomateriais. No que tange a este último tópico, o leitor encontrará exemplos de abordagens para a produção de nanomateriais, tais como “bottom-up” (de baixo para cima) e “top-down” (de cima para baixo). Nesta parte também há conteúdo a respeito de sínteses químicas, técnicas que visam à auto-organização de átomos e moléculas, bem como representações esquemáticas relacionadas a estes assuntos.


No capítulo seguinte são abordados temas ligados à estruturação química de nanomateriais como, por exemplo, a estrutura química da borracha natural e padrões de difração de raios-X de macromoléculas de celulose. Entretanto, há também tópicos sobre “Bioplásticos”, a “Era dos polímeros”, “Polímeros e o meio ambiente”, “Monômeros e meros”, “Oligômeros”, “Polimerização”, “Grau de polimerização” e “Homopolímeros”. Esta parte traz ainda conteúdo a respeito de copolímeros, termoplásticos, elastômeros, termofixos, fibras, plásticos de engenharia e polímeros commodities.


O conteúdo da obra, do capítulo 3 ao 15, se divide em aplicações e processamento de biopolímeros, nanocompósitos poliméricos, nanoemulsões poliméricas, nanofibras poliméricas eletrofiadas, membranas poliméricas, filmes automontados por adsorção física, filmes drop-casting e dip-coating, filmes por centrifugação (spin-coating), deposição de filmes finos por técnicas roll-to-roll,  filmes de langmuir e langmuir-blodgett, processamento de materiais poliméricos com laser de pulsos ultracurtos, método sol-gel para polímeros e técnicas de caracterização de polímeros.


Ao longo das seções do livro, o leitor encontrará exercícios propostos, cujas respostas estão disponíveis a partir da página 591. A publicação completa, disponibilizada em formato “open acees” (acesso livre, em tradução literal), pode ser baixada gratuitamente pelo link: https://openaccess.blucher.com.br/article-list/9786555502527-586/list#undefined. Os organizadores do livro contaram com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).


 

Imagem: Blucher


 

 

Confira mais literatura:

 

Nanocompósitos poliméricos, ciência e manufatura

 

Novo perfil do setor de plásticos

 

#Nanomateriais #Polímeros #E-book #PlásticoIndustrial



Mais Notícias PI



Fabricante sueca de bioplásticos vai expandir presença mundial

Um novo aporte de recursos financeiros vai custear a atuação da Gaia Biomaterials em novos mercados, incluindo as Américas.

09/04/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

04/04/2024


Resíduos orgânicos são transformados em filamentos para impressão 3D

O projeto europeu BARBARA foi desenvolvido para valorizar resíduos da indústria agroalimentar. O primeiro passo foi transformá-los em filamentos para manufatura aditiva.

27/02/2024