A aplicação de masterbatches, pigmentos e corantes na formulação de plásticos é um procedimento muito importante para a obtenção de produtos finais com aspecto visual atraente, que contribua para a decisão de compra do consumidor. As cores são aliadas essenciais dos diversos tipos de projeto para itens domésticos, peças para veículos ou eletrodomésticos, entre outros.

A escolha de cores para produtos plásticos em 2020 consistiu na aplicação de tons vibrantes em móveis como, por exemplo, cadeiras plásticas para estabelecimentos comerciais e arquibancadas de estádios, assim como de tons de azul e verde em embalagens e pigmentos que permitem a obtenção de tons pastéis em peças feitas por impressão 3D, ramo que também abrangeu a utilização de outras paletas de cores customizadas conforme a demanda.
Para 2021 as empresas alemãs Covestro e Ral Colours elaboraram um portfólio que recebeu o nome de “RAL Color Feeling 2021+”, apresentando como tendências de cores de plásticos para 2021 os tons de bege, cinza e preto, além de nuances de marrom e rosa, que foram reproduzidos em placas confeccionadas em policarbonato (PC). A Ral é desenvolvedora de padrões de cores para fins industriais e é a primeira vez que atua na definição conjunta de padrões para o policarbonato, propondo 15 tons diferentes.
Em comunicado à imprensa, ambas as empresas informaram que esse projeto envolveu um conglomerado de centros de desenvolvimento de design e cor espalhados pela Europa e Ásia. Christopher Stillings, vice-presidente e chefe global do departamento de cor e design no segmento de policarbonatos da Covestro, disse que o novo sistema de cores possibilitará a realização de aplicações distintas em polímeros dessa classe com um grande grau de precisão de tons e nuances.
E Markus Frentrop, chefe global da RAL Colors, complementou. “Através dessa colaboração, ambos os parceiros oferecem aos designers uma abordagem abrangente de cores e materiais. Isso dá amplo suporte na conquista de novos clientes e na criação de soluções para os clientes atuais”. No entanto, ainda não há previsão de comercialização de produtos pertencentes a esse portfólio no Brasil.
Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias de aditivos e cargas para formulação de plásticos, produtos fundamentais na fabricação de uma infinidade de produtos.
Foto: Covestro
Conteúdo relacionado:
Parceria vai desenvolver e comercializar grafeno no Brasil
Mais Notícias PI
Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.
03/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
03/02/2026
O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.
03/02/2026