A aplicação de masterbatches, pigmentos e corantes na formulação de plásticos é um procedimento muito importante para a obtenção de produtos finais com aspecto visual atraente, que contribua para a decisão de compra do consumidor. As cores são aliadas essenciais dos diversos tipos de projeto para itens domésticos, peças para veículos ou eletrodomésticos, entre outros.
A escolha de cores para produtos plásticos em 2020 consistiu na aplicação de tons vibrantes em móveis como, por exemplo, cadeiras plásticas para estabelecimentos comerciais e arquibancadas de estádios, assim como de tons de azul e verde em embalagens e pigmentos que permitem a obtenção de tons pastéis em peças feitas por impressão 3D, ramo que também abrangeu a utilização de outras paletas de cores customizadas conforme a demanda.
Para 2021 as empresas alemãs Covestro e Ral Colours elaboraram um portfólio que recebeu o nome de “RAL Color Feeling 2021+”, apresentando como tendências de cores de plásticos para 2021 os tons de bege, cinza e preto, além de nuances de marrom e rosa, que foram reproduzidos em placas confeccionadas em policarbonato (PC). A Ral é desenvolvedora de padrões de cores para fins industriais e é a primeira vez que atua na definição conjunta de padrões para o policarbonato, propondo 15 tons diferentes.
Em comunicado à imprensa, ambas as empresas informaram que esse projeto envolveu um conglomerado de centros de desenvolvimento de design e cor espalhados pela Europa e Ásia. Christopher Stillings, vice-presidente e chefe global do departamento de cor e design no segmento de policarbonatos da Covestro, disse que o novo sistema de cores possibilitará a realização de aplicações distintas em polímeros dessa classe com um grande grau de precisão de tons e nuances.
E Markus Frentrop, chefe global da RAL Colors, complementou. “Através dessa colaboração, ambos os parceiros oferecem aos designers uma abordagem abrangente de cores e materiais. Isso dá amplo suporte na conquista de novos clientes e na criação de soluções para os clientes atuais”. No entanto, ainda não há previsão de comercialização de produtos pertencentes a esse portfólio no Brasil.
Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias de aditivos e cargas para formulação de plásticos, produtos fundamentais na fabricação de uma infinidade de produtos.
Foto: Covestro
Conteúdo relacionado:
Parceria vai desenvolver e comercializar grafeno no Brasil
Mais Notícias PI
O Instituto Brasileiro do PVC divulgou um relatório que detectou um aumento de 12,4% do consumo aparente de PVC entre 2023 e 2024. O volume de material reciclado também teve um incremento.
22/04/2025
No próximo dia 29 de abril será lançada oficialmente a Feira e Congresso Internacional TECHMEI 2025, evento voltado para importadores e distribuidores de equipamentos industriais.
22/04/2025
A Abief encomendou um estudo à MaxiQuim que apontou aumento de 2,5% da produção de embalagens flexíveis e alta de 7,6% do faturamento do setor entre 2023 e 2024. O uso de material reciclado também aumentou.
22/04/2025