A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) elaborou o documento “Prática Recomendada 2030 – Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações”.

 

Este documento consiste em uma norma técnica que tem como premissa alinhar conceitos da governança ambiental, social e corporativa (do termo em inglês Environmental, social, and corporate governance – ESG), trazendo orientações para a sua instauração no dia a dia da indústria de manufatura, o que abrange, por exemplo, empresas do setor de usinagem, ferramentarias e centros de serviços.

 

Documento sobre diretrizes de ESG para a indústria metalmecânica foi lançado pela ABNT

O documento, cuja elaboração foi liderada pela ABNT – Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) – na Organização Internacional de Normalização (ISO), reúne informações sobre os critérios para a implementação das práticas, bem como aborda a relevância da execução de cada etapa do processo, incluindo políticas alinhadas aos conceitos de sustentabilidade, economia circular, entre outros.  

 

Foi informado à imprensa que a nova norma é recomendada para diversos tipos de empresas, instituições e/ou organizações, independentemente se têm atuação nos setores público ou privado. Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto: “é um guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa, em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”.

 

Também foi informado que os interessados no documento poderão saber mais pelo link https://www.abntcatalogo.com.br.

 

Mais informações podem ser obtidas no site da ABNT.

 

 

Imagem: Freepik

 

Confira mais notícias:

 

Acordo em prol da digitalização da indústria

 

Tecnologia e novidades para usinagem em feira internacional

 

#ABNT #ESG #Usinagem #MM



Mais Notícias MM



ABNT lançou programa de certificação ESG para empresas

Parceria da ABNT com a FIEB vai promover a inclusão de companhias de diversas áreas em novo programa de certificação ESG.

03/04/2023


NR 12: segurança em máquinas será tema de webinar

A norma NR 12 e a prevenção contra acidentes no chão de fábrica serão temas de evento online que acontece esta semana.

21/03/2022


Normas de usinagem: projetos de revisão do Comitê ABNT/CB-060

Durante o período de um mês, qualquer interessado pode se cadastrar gratuitamente e manifestar suas sugestões ou objeções ao texto apresentado

14/04/2021