Um centro de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a produção de aços, bem como reaproveitamento de CO2 nesses processos produtivos, será implantado em Belo Horizonte (MG). Isso é resultado de uma parceria formada entre a ArcelorMittal e a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que preveem investimento de R$ 34 milhões na nova unidade.

 

Trata-se do Centro CIT/Senai de Descarbonização Industrial, no qual serão realizados trabalhos conjuntos envolvendo, por exemplo, a captura e conversão de CO2, eficiência energética, uso de hidrogênio verde em operações industriais e desenvolvimento de soluções para a produção de biocombustíveis, além de outros.

 

Foi informado à imprensa que no novo centro também serão conduzidos projetos complementares aos trabalhos realizados nos institutos da rede do Centro de Inovação e Tecnologia CIT Senai. Ele contará com equipamentos industriais e será implantado um laboratório de P&D.

 

Jefferson de Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM, comentou que a criação do novo centro é uma das premissas da companhia no que tange ao reaproveitamento de CO2 em processos produtivos. Ele complementou dizendo que “este centro será fundamental para desenvolvermos em conjunto novas tecnologias que irão garantir a sustentabilidade das nossas operações”. 

 

A ArcelorMittal e a Fiemg podem ser contatadas pelos seus sites.

 

Imagem: Vectorjuice,Freepik.

Mais notícias: 

 

Vink lança novos agentes biocidas para fluidos de corte

 

GTF Ferramentaria investe em novo centro de usinagem

 

#ArcelorMittal #Fiemg #CO2 #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Fabricação de aço alinhada à economia circular é meta de siderúrgica

A Aperam pretende aumentar o índice de aproveitamento de rebarbas de bobinas de aço e de sobras de outros materiais na fabricação de produtos.

20/06/2024


Economia circular pode levar competitividade aos pequenos negócios

Levantamento feito pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade detectou o grau de engajamento dos pequenos negócios brasileiros ao conceito de economia circular.

10/06/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024