Cumprir metas de sustentabilidade se tornou um compromisso que abrange toda a cadeia de manufatura, envolvendo empresas e institutos de pesquisa no desenvolvimento de soluções que podem estar localizadas em diferentes etapas de processo, incluindo a usinagem e a própria fabricação das ferramentas de corte.

 

A Ceratizit (Luxemburgo), desenvolvedora de produtos para o segmento de usinagem, que tem unidade latino-americana na cidade de Campinas (SP), se engajou nessa proposta com o desenvolvimento de uma linha de ferramentas de metal duro denominada Green Carbide.

 

Trata-se de uma linha de produtos em cuja fabricação são usadas matérias-primas secundárias de alta qualidade, assegurando uma pegada de carbono favorável, e que pode ser levada em conta pelas empresas consumidoras das ferramentas em suas iniciativas de descarbonização das atividades produtivas.

 

Em material disponível para a imprensa, a empresa informa que o metal duro, assim como os componentes e ferramentas produzidos a partir dele são preciosos, pois contêm uma alta proporção de cobalto (Co) e tungstênio (W), cuja extração do minério é muito cara e consome muita energia. Para obter uma tonelada de tungstênio, 250 toneladas de minério devem ser extraídas e processadas. Por isso as matérias-primas secundárias devem ser recuperadas das ferramentas de corte de metal duro recicladas ao longo do ciclo de vida do produto para que possam ser usadas novamente.


 

Metal duro sustentável

 

Na nova linha de ferramentas de metal duro, denominada CT-GS20Y, mais de 99% dos insumos são compostos por matérias-primas secundárias de alta qualidade recuperadas de fresas, brocas e ferramentas inteiriças de metal duro desativadas.

Como os materiais contendo 10% de componentes no nível de submicron, com tamanho de grão de tungstênio variando de 0,5 a 0,8 µm, representam 70% das ferramentas de furação e fresamento em metal duro, elas são o grupo de materiais mais importante a ser recuperado. Por essa razão, a empresa lançou uma linha sustentável para este campo de aplicações. A decisão foi apoiada pelo resultado de testes de fresamento em que a CT-GS20Y Green Carbide foi comparada com classes de metal duro premium já estabelecidas e uma classe reciclada produzida pela própria empresa, apresentando excelente desempenho.

 

A pegada de carbono na indústria de ferramentas de corte

 

De acordo com a Ceratizit, é difícil estabelecer um indicador-chave significativo para a sustentabilidade do metal duro. A pegada de carbono do produto (PCF, de product carbon footprint) quantifica os gases de efeito estufa gerados durante a produção e transporte de produtos e grupos de produtos e permite comparações objetivas, apontando o potencial de melhoria em toda a cadeia produtiva. O cálculo e a análise do PCF para a linha de ferramentas CT-GS20Y foram levados em conta para o cálculo da pegada de carbono corporativa (CCF, de corporate carbon footprint) para o local de produção da empresa, que foi verificado pela instituição Quality Áustria de acordo com os padrões ISO 14064-1:2019.

 

Imagem: Ceratizit

 

Leia também:

 

Os muitos meio de economizar energia na indústria

 

Investimento em reciclagem de alumínio


 

#usinagem sustentável

 

#Ceratizit




 



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024