Adalberto Rezende, da redação



 

A Hexagon, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP), lançou o braço de 6 eixos para medição 3D Absolute Arm Compact, o qual é portátil e pode ser usado para a digitalização de peças fabricadas por usinagem, bem como para a coleta de dados referentes às suas dimensões, por exemplo.


O equipamento tem alcance de 1,2 metro e é o modelo mais compacto da linha de produtos da empresa, pesando 12 kg. Ele foi projetado para operar sob as mais variadas condições de ambientes industriais. Marco Antonio, técnico de aplicações do Grupo Hexagon, que forneceu informações à Máquinas e Metais, disse que o novo braço tem “corpo feito de fibra de carbono e pode ser integrado à rotina de parques fabris para trabalhar em ambientes hostis que tenham, por exemplo, muita poeira, névoa proveniente da usinagem e/ou alternância de temperatura”.


A precisão de medição do modelo pode chegar até 8 micra, o que vai depender do tipo de aplicação. Além disso, ele conta com sistema de troca de pontas a quente. “Você consegue trocar a ponta acoplada ao braço de medição sem ter que calibrá-la. Outro detalhe, é que pode-se ligar o equipamento e já usá-lo, diferentemente de outros modelos, que necessitavam de reiniciação de seus encoders, por exemplo”, complementou Marco.


Caso o braço portátil seja requisitado em parques fabris que tenham alto volume de ruído, o operador pode usar fones de ouvido para confirmar se o contato da sua ponta com a superfície da peça sob medição foi feito corretamente – sons específicos são emitidos por Bluetooth conforme as etapas da operação são realizadas. A conexão entre o braço e o computador pode ser feita por meio de cabo ou Wi-Fi.  


 

Trabalho remoto e treinamento

 

Os dados provenientes da medição de peças podem ser inseridos imediatamente em relatórios gerados logo após o processo, os quais também podem ser transmitidos para diferentes departamentos e, inclusive, para membros da equipe que estejam trabalhando remotamente. As informações, neste último caso, são compartilhadas por smartphones e tablets.


A Hexagon fornece assistência técnica e treinamento in loco que abrange o uso do equipamento e dos recursos do software, que também é oferecido pela companhia. “Se o cliente desejar, podemos fazer uma demonstração do funcionamento do Absolute Arm Compact no parque fabril dele”, concluiu Marco. O braço de medição pode ser acondicionado em um case, o qual é fornecido junto com ele.


Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3889-2000.


 

Imagens: captura de telas de uma apresentação realizada pela Hexagon.


 

Mais notícias:

 

Usinagem e revestimento em um único processo

 

Sistema de gestão de ferramentas previne paradas e reduz custos

 

Programa europeu promove a inteligência artificial na indústria metalúrgica

 

#Hexagon #Medição3D #Usinagem #MáquinaseMetais



Mais Notícias MM



Mercado do aço: mais produção e mais importação no primeiro trimestre de 2024.

Dados do Instituto Aço Brasil apontam que a entrada de produtos siderúrgicos fabricados no Exterior aumentou em 25,4% nos primeiros três meses do ano.

15/04/2024


Sistema para lubrificação em usinagem é lançamento da Ansatz

Novo equipamento da Ansatz, que faz a aplicação de fluido por aspersão, é recomendado para usinagem e também para operações de corte, estampagem e conformação de metais.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024