O Instituto Fraunhofer para Tecnologia de Laser (ILT) desenvolveu um processo híbrido chamado Simultaneous Machining and Coating (SMaC), que combina a deposição de material a laser com torneamento, retificação ou fresamento. O SMaC permite que materiais de revestimento de alta resistência sejam aplicados de forma rápida e eficiente e usinados simultaneamente, um recurso interessante para a indústria de energia, o setor de mobilidade e a indústria química.

 

Dificilmente notados, os revestimentos ajudam a proteger os componentes de todos os tipos de danos e desgaste.Eles melhoram as propriedades físicas ou químicas das superfícies dos componentes ou dão a eles certas funções, além de possuir propriedades isolantes ou refletoras.

 

“Combinamos a usinagem mecânica com a deposição de material a laser de alta velocidade (EHLA) em uma única etapa do processo e isso nos permite reduzir significativamente os tempos de processamento”, explicou Viktor Glushych, chefe do grupo Coating LMD e tratamento térmico do Fraunhofer ILT. De acordo com informações do Instituto, dependendo dos requisitos de perfil e material de revestimento, o tempo de processo pode ser reduzido em mais de 60%.

O SmaC utiliza o calor residual do processo de revestimento, resolvendo um problema fundamental de revestimentos protetores de alta resistência que protegem contra corrosão e desgaste: quanto mais duro o revestimento, melhor a proteção, porém, mais complexo é o pós-processamento. A figura ao lado mostra de forma esquemática como é realizado o processo.

 

Imediatamente após a deposição do material a laser, os materiais de revestimento exibem apenas uma fração de sua dureza, pois há calor residual de centenas de graus Celsius. No processamento mecânico, que ocorre em paralelo, a ferramenta pode ser operada sob velocidades de corte mais altas porque o material de revestimento é mais macio quando processado imediatamente após sua deposição.

 

Ampla gama de aplicações

 

Em princípio, o processo é adequado para todas as aplicações em que os componentes precisam ser previamente revestidos e usinados posteriormente. Pode ser usado, por exemplo, para produzir revestimentos para proteção contra corrosão e desgaste, revestimentos com propriedades magnéticas duras e macias ou para produzir revestimentos de rolamentos lisos extremamente resistentes e outras superfícies funcionais.

Aplicações podem ser encontradas na indústria de energia e em todo o setor de mobilidade – onde quer que sejam necessários componentes rotacionalmente simétricos e sujeitos ao desgaste.

 

Imagens: Fraunhofer ILT

 

 

Leia também:

 

DMG Mori lança novo fuso para fresamento de moldes e matrizes

 

Fresadora vai operar por comando de voz

 

#SMaC



Mais Notícias MM



Creaform anuncia novos recursos para medição tridimensional

A desenvolvedora canadense traz ao mercado novas versões para as suas ferramentas digitais de medição tridimensional, incluindo digitalizadores e sondas ópticas 3D.

15/04/2024


Altair cria módulos de simulação para os diferentes processos de fundição

A empresa global oferece módulos do seu sistema Inspire Cast destinados a diferentes processos de fundição de metais.

16/04/2024


Novos adaptadores da Sandvik reduzem vibração nas operações de usinagem

A linha Silent Tools de adaptadores para ferramentas possui um moderno sistema antivibração e é recomendada para operações de torneamento interno.

01/04/2024