A Cimlogic (Reino Unido), especialista em soluções de manufatura digital, anunciou o lançamento de um módulo do seu sistema de execução de manufatura (MES, de Manufacturing Execution System) dedicado exclusivamente ao gerenciamento de energia em plantas industriais, com especial ênfase nas operações de usinagem de metais.

 

O recurso foi apresentado na feira norte-americana IMTS, que ocorreu em Chicago (EUA), no final do ano passado, e monitora o uso de energia e insumos (água, ar, gás, eletricidade e vapor) em tempo real, auxiliando fabricantes globais a melhorar sua eficiência operacional, reduzir o desperdício e fortalecer seu status de responsabilidade social e fabricação sustentável.

 

A ferramenta permite alinhar dados de uso de energia com dados de produção para identificar oportunidades de melhora da eficiência, integrando recursos de coleta de dados e geração de relatórios que permitem prever com precisão as demandas de energia e combiná-los com a possibilidade de redução de carga da produção em períodos específicos. A emissão de alertas do sistema em tempo real suprem os operadores da linha de frente com as informações necessárias para tomar ações corretivas para reduzir o custo de fabricação.

 

Stephen Richardson, gerente de produtos da Cimlogic, comentou: “À medida que o custo da energia e dos materiais continua aumentando, os fabricantes estão se concentrando em maneiras de reduzir o consumo e alcançar uma produção sustentável. A implementação de recursos de automação é fundamental para alcançar isso”.

 

Especializada em manufatura digital, a Cimlogic é também desenvolvedora de sistemas relacionados às tecnologias que compõem o conceito de Indústria 4.0, tais como iIoT, sistemas baseados em nuvem, simulação e gêmeos digitais.

 

Imagem: Captura de tela do módulo de gerenciamento de energia da Cimlogic



 

Leia também:

 

Como o padrão MT Connect se tornou o meio de comunicação entre máquinas CNC

 

Nova versão do OPC UA integra função de inventário industrial


 

#eficiênciaenergética

 



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Retificação: complexidade que justifica uma feira setorial.

Associação alemã concentra atenções na tecnologia de retificação de peças metálicas e vai realizar em maio deste ano uma feira especial com expositores do segmento.

22/01/2024


Novo robô industrial da Human Robotics chega ao mercado

Empresa brasileira criou um robô que pode transportar cargas com peso de até 50 kg, o qual é programável para atuar de forma autônoma em parques fabris. O modelo apresenta interface amigável e também responde por comando de voz.

02/02/2024