A alemã Gühring, com unidade brasileira em Salto (SP), desenvolveu um sistema de gestão voltado para o controle de ferramentas no chão de fábrica chamado GTMS (Gühring Tool Management Software). O software possui recursos para controlar toda a cadeia de ferramentas no setor de usinagem, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para linha de montagem, entre outros.


Como fornecedora de ferramentas e serviços para o setor de usinagem, a empresa observou que os processos fabris ocasionam desgastes e quebra das ferramentas, o que pode elevar o consumo e comprometer o suprimento de material no chão de fábrica, provocando paradas que elevam o custo por peça. “Mas a raiz deste problema pode não ser a ferramenta de corte, que acaba sendo sacrificada, e por isso buscamos o monitoramento em tempo real a fim de identificar e corrigir rapidamente estes focos de desperdício”, explicou Antonio Granzoto (foto), gerente de vendas da Gühring Brasil. Ele lembra que, em média, 14% das interrupções no fluxo de trabalho das empresas são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário devido a variáveis inesperadas como quebras e desgaste excessivo. O sistema identifica as principais causas de interrupção, evitando a parada das máquinas, o que pode ocasionar até 20% de redução dos custos.

Na área industrial,
Granzoto se refere a insumos como chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julguem importantes para a gestão rigorosa do consumo e dos custos. O principal objetivo com o GTMS é executar a gestão e o controle de recursos em um nível elevado. “A quantidade de funções que podem ser exercidas pelo sistema é extensa, pois trata-se de uma solução totalmente modular e flexível”, diz o gerente.

O GTMS é compatível com ferramentas de terceiros
já instaladas no cliente. Além de propiciar o seu próprio armazenamento de dados, o GTMS também transfere todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário, requisito necessário aos padrões de conectividade típicos do ambiente de indústria 4.0.


 

foto: Gühring


 

Leia também:

 

Plataforma Nexus conta com recursos para manufatura aditiva no setor de usinagem

 

Fresadora vai operar por comando de voz


 


 

#Gühring


 



 



Mais Notícias MM



Serviço de análise do potencial de automação atende empresas do mundo todo

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

19/02/2024


Ar ionizado substitui fluido de corte na usinagem

A finlandesa Aurion desenvolveu um sistema de refrigeração para operações de usinagem que utiliza ar ionizado em substituição a fluidos de corte.

19/02/2024


Alltech passa a comercializar injetoras de alumínio da Yizumi

Grupo amplia presença no mercado com linha de injeção de alumínio no portfólio com até 5.000 toneladas de força de fechamento.

05/02/2024