A alemã Gühring, com unidade brasileira em Salto (SP), desenvolveu um sistema de gestão voltado para o controle de ferramentas no chão de fábrica chamado GTMS (Gühring Tool Management Software). O software possui recursos para controlar toda a cadeia de ferramentas no setor de usinagem, peças para produção, instrumentos de metrologia, dispositivos de fixação, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos para linha de montagem, entre outros.
Como fornecedora de ferramentas e serviços para o setor de usinagem, a empresa observou que os processos fabris ocasionam desgastes e quebra das ferramentas, o que pode elevar o consumo e comprometer o suprimento de material no chão de fábrica, provocando paradas que elevam o custo por peça. “Mas a raiz deste problema pode não ser a ferramenta de corte, que acaba sendo sacrificada, e por isso buscamos o monitoramento em tempo real a fim de identificar e corrigir rapidamente estes focos de desperdício”, explicou Antonio Granzoto (foto), gerente de vendas da Gühring Brasil. Ele lembra que, em média, 14% das interrupções no fluxo de trabalho das empresas são atribuídas à falta de produtos para o abastecimento em nível intermediário devido a variáveis inesperadas como quebras e desgaste excessivo. O sistema identifica as principais causas de interrupção, evitando a parada das máquinas, o que pode ocasionar até 20% de redução dos custos.
Na área industrial, Granzoto se refere a insumos como chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos, calibradores, além de outros itens que os clientes julguem importantes para a gestão rigorosa do consumo e dos custos. O principal objetivo com o GTMS é executar a gestão e o controle de recursos em um nível elevado. “A quantidade de funções que podem ser exercidas pelo sistema é extensa, pois trata-se de uma solução totalmente modular e flexível”, diz o gerente.
O GTMS é compatível com ferramentas de terceiros já instaladas no cliente. Além de propiciar o seu próprio armazenamento de dados, o GTMS também transfere todas as informações para um sistema ERP (Enterprise Resource Planning), para um sistema de planejamento e produção (PPS) ou outros sistemas de gestão utilizados pelo usuário, requisito necessário aos padrões de conectividade típicos do ambiente de indústria 4.0.
foto: Gühring
Leia também:
Plataforma Nexus conta com recursos para manufatura aditiva no setor de usinagem
Fresadora vai operar por comando de voz
#Gühring
Mais Notícias MM
A Dalca Brasil desenvolveu para a Ferrosul uma célula robotizada que executa o acabamento de peças usinadas, resultado de um projeto que visa resolver problemas relacionados à demanda por mão de obra especializada.
24/02/2025
O Grupo Andritz lançou serviços que incluem a criação de projetos, construção de parques fabris e automatização de processos produtivos.
27/01/2025
A Avoti atua em projetos de equipamentos de fixação para máquinas de usinagem e está intensificando serviços de consultoria e assistência técnica.
05/12/2024