A Biofibre, que integra o grupo alemão Steinl, anunciou a instalação de uma planta fabril no Brasil, ainda este ano, na cidade de Jundiaí (SP), onde serão produzidos bioplásticos certificados de fonte renovável, compostáveis e não compostáveis.

 

A entrada em operação está prevista para o terceiro trimestre de 2024. Antes, porém, a empresa vai passar a comercializar por aqui todas as linhas de biopolímeros já disponíveis em sua matriz alemã, em versões para compostagem industrial, para compostagem em solo e aditivados sob medida para atender aos requisitos de fabricação de cada cliente.

 

Rodrigo Olivetto, diretor da Biofibre Americas, informou que a empresa alemã está expandindo o negócio de bioplásticos com a instalação de unidades produtivas também no México, nos Estados Unidos e no Canadá, onde serão oferecidos as mesmas linhas, em versões para moldagem por injeção, extrusão de chapas, termoformação, sopro e extrusão de filamentos para impressão 3D.

Além das tradicionais aplicações em embalagens, a Biofibre aposta no uso dos bioplásticos na fabricação de itens como peças técnicas para a indústria automobilística, de construção e de outros bens duráveis. A reciclagem mecânica também faz parte das atividades previstas, sobretudo visando tornar circular toda a produção dos grânulos de bioplásticos a serem oferecidos ao mercado brasileiro.

 

 

 

Da esquerda para a direita, Rodrigo Olivetto e Jörg Dörrstein, diretor da Biofibre Américas e Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Biofibre, respectivamente, apresentam as aplicações dos compostos de biopolímeros da empresa na Plástico Brasil.

 

O anúncio da construção da unidade brasileira foi feito durante a feira Plástico Brasil, onde também foram demonstradas peças moldadas e aspectos da fabricação de peças com esses materiais. Em uma injetora da Wittmann, por exemplo, foram moldados pratos em poli(ácido láctico)(PLA) com carga mineral, em moldes de quatro cavidades operando sob velocidade de ciclo de 4,5 segundos. Já no estande da Engel foi demonstrada a injeção de peças técnicas para o setor automobilístico, em bioplástico reforçado com fibras.

 

Mais informações sobre as diferentes características de cada uma das linhas de materiais podem ser conferidas no site da Biofibre.

 

 

Leia também:

 

Inscrições abertas para encontro sobre bioplásticos

Estirênicos de fonte renovável

 

 

 

#Biofibre

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias MM



Máquinas chinesas avançam no parque fabril brasileiro

Dados divulgados pela Abimaq consolidam a China como a principal fornecedora da bens de capital para o Brasil.

31/03/2026


Novo estudo macroeconômico mostra avanço nos empregos formais no setor de plásticos

A ABRE divulgou informações de um estudo encomendado ao FGV IBRE que apontou o setor de plásticos como o principal responsável pelos empregos formais na cadeia de embalagens em 2025. Levantamento também trouxe informações sobre o volume de produção física e projeções para 2026.

24/03/2026


Indústria de moldes na Europa em alerta contra desindustrialização

Ao classificar a ferramentaria como a espinha dorsal da manufatura, a VDWF alerta que o desaparecimento de moldes "Made in Europe" compromete a capacidade de inovação e a independência tecnológica de todo o bloco econômico. Situação é semelhante no Brasil.

10/03/2026