Um acordo estabelecido entre a Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) vai promover a utilização de equipamentos de manufatura aditiva em trabalhos realizados por estudantes universitários. Um dos objetivos é aproximar o setor de manufatura aditiva e o meio acadêmico.

A parceria teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários, que aconteceu no dia 18 de novembro. O novo espaço, no qual foram instaladas impressoras 3D para prototipagem de, por exemplo, componentes, e que também passou a contar com equipamentos de usinagem e soldagem, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.
Foi informado à imprensa que uma das premissas desse acordo é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros.
O diretor-executivo do centro universitário, Paulo Roberto de Carvalho, comentou mais sobre este assunto: “Por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Ainda de acordo com ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.
A instituição e a empresa podem ser contatadas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails lince@facens.br e contato@romi.com.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Impressão 3D de metais em escala industrial
Manufatura aditiva e resina reciclada: as tendências no segmento de sopro
#Facens #Romi #ManufaturaAditiva #PlásticoIndustrial
Mais Notícias MM
O bom desempenho do agronegócio garantiu à produtora de embalagens um aumento expressivo da produção de frascos e tampas para defensivos agrícolas. O setor de resinas recicladas cresceu 30%.
12/12/2025
A Label & Pack Expo será realizada na capital paulista e vai reunir tecnologia e serviços para o setor de embalagens industriais e de transporte.
11/12/2025
A Chen Hsong South America vai trazer novas injetoras para o mercado brasileiro ainda em 2025 e planeja investir no aumento do seu parque fabril. As estratégias incluem a intensificação de treinamentos para o setor de plásticos.
11/12/2025