Adalberto Rezende, da redação.


 

Está disponível para comercialização o livro "Siderurgia: Uma visão geral", lançado pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – e pela Editora Blucher. A obra tem como autores Antonio Augusto Gorni, Antonio Malynowskyj, Eduardo Emery Cunha Quites, Marcelo Carboneri Carboni, Marcos Alexandre Stuart Nogueira, Rubens José Faco e Valdir Anderson Silvério, e foi desenvolvida com a coordenação de José Roberto Bolota, sócio-diretor da ABM.


O livro é escrito em português e possui 570 páginas, tendo o conteúdo distribuído em 11 capítulos nos quais são abordados temas que vão desde os tipos de matérias-primas usadas para a produção de aços, e em que formato os aços são comercializados, até as características de processos produtivos. Em alguns capítulos o leitor vai encontrar informações sobre a produção de aço verde e o uso de hidrogênio no setor siderúrgico.

 

A obra foi configurada de uma maneira que permite ao leitor fazer consultas rápidas sobre assuntos específicos que se encontram em capítulos diferentes. A laminação de aços planos e longos, por exemplo, que faz parte da rotina e dos processos executados no setor de corte e conformação de metais, é o tema do capítulo 10. Aqui, as informações incluem dados sobre os tipos de equipamentos de laminação de aço e as fases envolvidas em cada processo, entre outros temas.  


Nos capítulos 1 e 2 estão informações sobre os tipos de aços produzidos em parques fabris do ramo da siderurgia e os formatos que eles apresentam como, por exemplo, chapas, tubos, barras, blocos e tarugos, entre outros. O terceiro capítulo é voltado para as matérias-primas siderúrgicas, no qual serão encontradas informações que abrangem as propriedades de materiais e os critérios envolvidos na seleção de cada material e nas aplicações em que serão utilizados.


A redução de minério de ferro em altos fornos é abordada no capítulo 4, assim como no capítulo 5, que é intitulado “Redução de minérios de ferro por redução direta, processos emergentes e produção do aço verde”. Nessa parte, além informações sobre as etapas dos processos mencionados acima, que são complementadas com ilustrações, a temática da produção de aço verde é abordada. Esse capítulo trata de temas relacionados à eficiência energética de parques fabris, otimização de processos e do uso de recursos, por exemplo.


Nos capítulos 6, 7, 8, 9 e 11, a obra traz, respectivamente, informações sobre a fabricação de aço líquido em conversor a oxigênio, aciaria elétrica, refino secundário de aços, lingotamento contínuo do aço e processo TMCP – Thermo mechanical control process (ou “Processo de controle termomecânico”, em tradução livre para o português).    


O livro possui versões com formato físico e digital. Pode ser adquirido pelo site da Editora Blucher pelo preço sugerido de R$ 200,00. Nesta página e no site da ABM podem ser obtidas mais informações.

_______________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

_______________________________________________________________________________

 

Imagem: ABM, Editora Blucher/Divulgação.

 

Conheça mais livros que têm a metal mecânica como tema principal:

 

Tudo sobre conformação mecânica

 

Trefilação de metais é tema de novo manual

 

Livro trata de ciência e tecnologia na soldagem a arco

 

#ABM #EditoraBlucher #CorteConformaçãoMetais



Mais Notícias CCM



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026