Foi lançado pela editora Alfa Centauri o livro Ciência e Tecnologia da Soldagem a Arco voltaico: dos Fundamentos às Modernas Técnicas, de autoria de Jair Carlos Dutra, professor do Labsolda - Instituto de Soldagem e Mecatrônica, ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

Voltada para professores, estudantes, profissionais e pesquisadores do segmento de soldagem a arco, a obra propõe, ao longo de 274 páginas, uma contribuição para a evolução da tecnologia no setor a partir de experimentos e trabalhos práticos realizados pelo autor, que é hoje professor voluntário e coordenador do Grupo de Processos de Soldagem, Instrumentação, Equipamentos e Software do Labsolda.

O livro é dividido em capítulos que tratam dos temas: eletricidade e eletrônica básica aplicada à soldagem; fundamentos físicos da soldagem a arco; fontes de energia para a soldagem a arco; processo de soldagem TIG; processo de soldagem MIG/ MAG; processo por eletrodos revestidos e, por fim, o processo a plasma, suas nuances e aspectos comparativos com o TIG de elevada potência.

 

Amplamente ilustrado com gráficos e fotos que mostram detalhes de processos de soldagem, o livro foi estruturado com base em conceitos de ciência pura como física e cálculo, constituindo uma obra de referência para os profissionais do setor. Em resenha crítica, o professor Dr. Jesualdo Pereira Farias, fundador do Laboratório de Soldagem da Universidade Federal do Ceará, afirmou que a obra foge da metodologia convencional empregada em livros didáticos para engenharia: “ao abandonar a repetição de conceitos tradicionais (aparentemente consolidados) e, ao contrário, contestá-los, o livro mergulha o leitor no universo do questionamento que é o motor para novas descobertas.”

 

A quase totalidade das informações se baseia em experiências próprias do autor e um dos grandes diferenciais da obra é a possibilidade que o leitor tem de acompanhar os experimentos por meio das referências bibliográficas baseadas em filmagens à disposição na Internet e acessíveis por QR Code.

 

O livro pode ser adquirido via WhatsApp pelo número (48) 9.9930-1469, ou pelo e-mail editoraalfacentauri@gmail.com, ao preço sugerido de R$ 200,00 (frete incluso).

 

________________________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

________________________________________________________________________________________



 

Imagem: Editora Alfa Centauri



 

 

 

Leia também:

 

Tudo sobre conformação mecânica

 

Realidade virtual mostra como agem os gases na soldagem

 

Inversão de cores da imagem auxilia na medição de cordões de solda

 



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024