Está disponível para comercialização o livro “Soldagem – Fundamentos e Tecnologia”, de autoria de Paulo Villani Marques, Paulo José Modenesi e Alexandre Queiroz Bracarense, e publicado pela editora GEN LTC, que integra o Grupo GEN.


A obra tem a soldagem de metais como tema central e também versa a respeito de processos e tecnologias intrinsecamente ligados a esta área, abordando tópicos referentes a, por exemplo, trabalhos que envolvem a confecção de cordões de solda, deposição de material sobre superfícies lisas e irregulares, aplicação de revestimento em peças metálicas e recuperação de componentes.


No que tange aos tópicos abordados, o leitor encontrará informações sobre métodos de união de metais, formação de juntas soldadas, fontes de calor, tipo de corrente elétrica e polaridade, análises para comparação da soldagem com outros métodos de fabricação e um histórico da soldagem.


Exercícios propostos também fazem parte do escopo da obra, levantando questões como “quais são as principais vantagens e desvantagens da soldagem?”, “que tipos de materiais podem ser soldados?”, “que outros ramos da ciência e da tecnologia contribuem para o desenvolvimento da soldagem?”, entre outras. 


Estes e outros assuntos são abordados em 22 capítulos, distribuídos em 546 páginas. O livro, escrito em português, é comercializado em versão física e digital, pelo preço sugerido de R$ 139,00 (site da Amazon) e R$ 116,00, respectivamente.  

 

Mais informações podem ser obtidas pelo site do Grupo GEN. Em Livros e informativos você encontra guias sobre trefilação de metais e manutenção preditiva, e em nosso site estão disponíveis estudos acadêmicos que abordam diversos temas ligados ao setor metalmecânico.

___________________________________________________________________________

Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________

 

Imagem: Grupo GEN/Divulgação.

 

Mais conteúdo:

 

Soldagem MIG/MAG de chapas de aço ARBL com uso de delineamento Box-Behnken

 

Retrofit na construção civil traz oportunidades para o setor de estruturas metálicas

 

#EditoraGENLTC #CorteConformaçãoMetais #Livro



Mais Notícias CCM



Cursos on-line do setor metalmecânico. Agenda começa em julho.

A ABM promove treinamentos cuja programação inclui conteúdo sobre estampagem, laminação, trefilação e aplicação de inteligência artificial (IA) em processos siderúrgicos.

15/07/2024


Conformação rotativa pode tornar viáveis as células a combustível

O Instituto Fraunhofer de Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU) anunciou o desenvolvimento de um sistema rotativo para estampagem das finíssimas chapas metálicas usadas na montagem de placas bipolares que compõem as células a combustível. A novidade poderá reduzir os custos de produção dessas células, com impacto no mercado da mobilidade elétrica, tendo em vista que elas substituem as baterias.

15/07/2024


Prensas dobradeiras hidráulicas

Empresa brasileira comercializa prensas dobradeiras hidráulicas com força de 1.500 toneladas fabricadas em Portugal.

15/07/2024