O Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil) e diversas instituições ligadas à indústria de manufatura formaram uma parceria que levou à criação do Guia de Manutenção Preditiva (GMP), um caderno que tem formato digital e que está disponível para download gratuito.

 

Nos sete capítulos do guia são abordados desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas e treinamento para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção – que são assuntos que fazem parte da rotina de empresas do setor metalmecânico como, por exemplo, prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos para corte, conformação e soldagem de metais –, até alguns estudos de caso, que são tratados na última parte da publicação.

 

No capítulo 1, intitulado “A manutenção preditiva e sua importância”, o leitor vai se deparar com tópicos sobre a relevância do assunto central da obra, motivos para a implementação de trabalhos que envolvam a manutenção preditiva no chão de fábrica, níveis de maturidade da manutenção, além de tecnologias facilitadoras, fatores críticos, entre outros temas.

 

“Processo de implementação de manutenção preditiva” é o título do terceiro capítulo, que aborda a construção de modelos de manutenção, incluindo tópicos sobre a classificação e definição de ativos e processos a serem supervisionados, assim como o levantamento do histórico de manutenções realizadas em parques fabris. Esta parte também trata de parâmetros que devem ser usados, da avaliação de tecnologias aplicáveis e da otimização de algoritmos visando ao monitoramento de processos de forma contínua.

 

A coleta e o processamento de dados são temas abordados no quarto capítulo, abrangendo também o fluxo de informações junto aos processos produtivos, formas de obtenção de dados provenientes de plantas industriais, conectividade e comunicação entre departamentos e cibersegurança. Já o capítulo seguinte tem como tema central o processo de predição de falhas, no qual há discussões sobre os desafios da implementação de sistemas alinhados com os conceitos de aprendizagem de máquina (Machine learning). 

 

Os capítulos 6 e 7, na última parte do guia, tratam, respectivamente, de treinamento para o desenvolvimento de trabalhos fundamentados na manutenção preditiva e de estudos de caso. Um deles diz respeito à implementação de uma plataforma de gestão inteligente da manutenção industrial, ao passo que são abordados os desafios e os objetivos desse e de outros trabalhos. 

 

O download do guia pode ser feito gratuitamente pelo site do C4IR Brasil.

 

 

Imagem: C4IR Brasil/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Estampagem sob monitoramento

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#C4IRBrasil #GuiadeManutençãoPreditiva #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024