O Centro para a Quarta Revolução Industrial do Brasil (C4IR Brasil) e diversas instituições ligadas à indústria de manufatura formaram uma parceria que levou à criação do Guia de Manutenção Preditiva (GMP), um caderno que tem formato digital e que está disponível para download gratuito.

 

Nos sete capítulos do guia são abordados desde os princípios da manutenção preditiva, passando pela previsão de falhas e treinamento para o desenvolvimento de trabalhos de manutenção – que são assuntos que fazem parte da rotina de empresas do setor metalmecânico como, por exemplo, prestadores de serviços e fornecedores de equipamentos para corte, conformação e soldagem de metais –, até alguns estudos de caso, que são tratados na última parte da publicação.

 

No capítulo 1, intitulado “A manutenção preditiva e sua importância”, o leitor vai se deparar com tópicos sobre a relevância do assunto central da obra, motivos para a implementação de trabalhos que envolvam a manutenção preditiva no chão de fábrica, níveis de maturidade da manutenção, além de tecnologias facilitadoras, fatores críticos, entre outros temas.

 

“Processo de implementação de manutenção preditiva” é o título do terceiro capítulo, que aborda a construção de modelos de manutenção, incluindo tópicos sobre a classificação e definição de ativos e processos a serem supervisionados, assim como o levantamento do histórico de manutenções realizadas em parques fabris. Esta parte também trata de parâmetros que devem ser usados, da avaliação de tecnologias aplicáveis e da otimização de algoritmos visando ao monitoramento de processos de forma contínua.

 

A coleta e o processamento de dados são temas abordados no quarto capítulo, abrangendo também o fluxo de informações junto aos processos produtivos, formas de obtenção de dados provenientes de plantas industriais, conectividade e comunicação entre departamentos e cibersegurança. Já o capítulo seguinte tem como tema central o processo de predição de falhas, no qual há discussões sobre os desafios da implementação de sistemas alinhados com os conceitos de aprendizagem de máquina (Machine learning). 

 

Os capítulos 6 e 7, na última parte do guia, tratam, respectivamente, de treinamento para o desenvolvimento de trabalhos fundamentados na manutenção preditiva e de estudos de caso. Um deles diz respeito à implementação de uma plataforma de gestão inteligente da manutenção industrial, ao passo que são abordados os desafios e os objetivos desse e de outros trabalhos. 

 

O download do guia pode ser feito gratuitamente pelo site do C4IR Brasil.

 

 

Imagem: C4IR Brasil/Divulgação.

 

 

Leia também:

 

Estampagem sob monitoramento

 

Manufatura aditiva de metais em escala industrial

 

“Máquina como serviço” é tendência no setor de equipamentos industriais

 

#C4IRBrasil #GuiadeManutençãoPreditiva #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026