A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançou a norma ABNT NBR 17100-1 - Gerenciamento de resíduos Parte 1: Requisitos gerais, a qual traz orientações sobre o gerenciamento de resíduos e abrange requisitos aplicáveis desde a sua geração até a disposição final, com provável repercussão positiva sobre o setor de reciclagem de plásticos. O lançamento oficial ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Distrito Federal (FIBRA), ocasião em que estiveram presentes os dirigentes da ABNT e da FIBRA, além de representantes de instituições que atuam na preservação do meio ambiente e na reciclagem de resíduos (foto).  

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, a norma foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão de Resíduos Sólidos e Logística Reversa (CEE-246). A previsão é que ela seja composta por tópicos como “Requisitos gerais”; “Rastreabilidade”; “Enquadramento no status de não resíduo”; “Requisitos para classificação como subproduto”; “Pontos de entrega voluntária, ecopontos e ecocentros”; “Resíduos da construção civil”; e “Resíduos de eventos”.

 

Mario William Esper, presidente da ABNT, comentou mais sobre este assunto, e, inclusive, mencionou que revisões de outras normas estão em andamento: “a ABNT NBR 17100-1 é mais uma iniciativa da ABNT para promover a conservação dos recursos naturais, a proteção da saúde humana e do ecossistema, além de maximizar a valorização dos recursos presentes nos resíduos, e evitar danos ou riscos à saúde pública e ao meio ambiente durante as etapas de gerenciamento dos materiais. Estamos concluindo a revisão de outras normas de resíduos e vamos colocar à disposição da sociedade mais de 200 mil resíduos catalogados com seus ensaios e parâmetros conhecidos”.

 

Nesta página podem ser obtidas mais informações sobre o documento.

 

 

Imagem: da esquerda para a direita, Gutemberg Gomes, Secretário de Meio Ambiente e Proteção Animal do DF; Jamal Jorge Bittar, Presidente da FIBRA; Monica Licasale, Coordenadora da Cooperativa Recicle a Vida; Joel Krüger Presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); e Mario William Esper, Presidente da ABNT. 

 

 

Leia também:

 

Filmes BOPP multicamadas, metalizados e impressos agora são também recicláveis

 

Reciclagem química de poliamida por micro-ondas

 

Pesquisa aponta crescimento das vendas de PLA

 

#ABNT #FIBRA #NovaNorma #PlásticoIndustrial



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025