Adalberto Rezende, da redação



 

A Hexagon, com matriz na Suécia e escritório comercial em São Paulo (SP), lançou o braço de 6 eixos para medição 3D Absolute Arm Compact, o qual é portátil e pode ser usado para a digitalização de peças fabricadas a partir de chapas ou tubos, bem como para a coleta de dados referentes às suas dimensões, por exemplo.

 

Com alcance de 1,2 metro, o equipamento é o modelo mais compacto da linha de produtos da empresa, pesando 12 kg. Ele foi projetado para operar sob as mais variadas condições de ambientes industriais. Marco Antonio, técnico de aplicações do Grupo Hexagon, que forneceu informações à Corte e Conformação de Metais, disse que o novo braço tem “corpo feito de fibra de carbono e pode ser integrado à rotina de parques fabris para trabalhar em ambientes hostis que tenham, por exemplo, muita poeira, partículas e/ou alternância de temperatura”.


A precisão de medição do modelo pode chegar até 8 micra, o que vai depender do tipo de aplicação. Além disso, ele conta com sistema de troca de pontas a quente. “Você consegue trocar a ponta acoplada ao braço de medição sem ter que calibrá-la. Outro detalhe, é que pode-se ligar o equipamento e já usá-lo, diferentemente de outros modelos, que necessitavam de reiniciação de seus encoders, por exemplo”, complementou Marco.


O operador do braço de medição pode usar fones de ouvido para confirmar se o contato da sua ponta com a superfície da peça sob medição foi feito corretamente, caso o equipamento seja requisitado em parques fabris que tenham alto volume de ruído – sons específicos são emitidos por Bluetooth conforme as etapas da operação são realizadas. A conexão entre o braço e o computador pode ser feita por meio de cabo ou Wi-Fi.  


 

Trabalho remoto e treinamento

Os dados provenientes da medição de peças podem ser inseridos imediatamente em relatórios gerados logo após o processo, os quais também podem ser transmitidos para diferentes departamentos e, inclusive, para membros da equipe que estejam trabalhando remotamente. As informações, neste último caso, são compartilhadas por smartphones e tablets.


A empresa fornece assistência técnica e treinamento in loco que abrange o uso do equipamento e dos recursos do software, que também é oferecido pela companhia. “Se o cliente desejar, podemos fazer uma demonstração do funcionamento do Absolute Arm Compact no parque fabril dele”, concluiu Marco. O braço de medição pode ser acondicionado em um case, o qual é fornecido junto com ele.


A Hexagon pode ser contatada pelo telefone (11) 3889-2000.


 

Imagens: captura de telas de uma apresentação realizada pela Hexagon.


 

Mais notícias:

 

Software para trabalhar chapas é oferecido por assinatura

 

Fabricante desenvolve conformadora a frio sob medida para estruturas metálicas

 

Hidrogênio verde: espaço para novos negócios no setor metalmecânico

 

#Hexagon #Medição3D #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Benteler colabora com o desenvolvimento de um sistema de manutenção inteligente

Projeto “BOOST 4.0 – Big Data for Factories”, reúne instituição de pesquisa e fabricante de componentes metálicos no desenvolvimento de um sistema que utiliza dados reais de produção para prever a manutenção e impedir a parada não programada de máquinas.

08/04/2024


Gigacasting. Conheça o processo que elimina os estampados da estrutura dos veículos elétricos

Substituir centenas de itens estampados por uma grande estrutura em alumínio fundido. Esta é a proposta do gigacasting, processo de fundição sob pressão usado na produção de componentes de grandes dimensões, para chassis e carrocerias de automóveis elétricos.

23/02/2024


Análise do potencial de automação. Serviço atende empresas do mundo todo.

Ferramenta digital desenvolvida pelo Instituto Fraunhofer de Stuttgart avalia processos e indica qual o nível de automação ideal, de acordo com o perfil de cada empresa.

08/02/2024