Entre 25 e 26 de maio de 2023 será realizado o 15º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer) no Senai Mario Amato, evento que contará com painéis e workshops que terão a usinagem como tema central, além de diversos temas relacionados ao setor metalmecânico como, por exemplo, inovação e indústria 4.0.
A empresa FIT Engineering System é uma das patrocinadoras do Enafer e vai divulgar na ocasião suas soluções para trabalhos complementares à usinagem, tais como o software para sistemas industriais automatizados Cimatron, assim como o Cimco, programa computacional indicado para operações de monitoramento de processos produtivos, entre outros temas relacionados à automatização inteligente.
Estão programadas para o evento palestras nas quais serão abordados temas como a renovação do parque fabril brasileiro, competitividade, controle da qualidade nas ferramentarias, a indústria brasileira no ranking mundial e fidelização de clientes. Além disso, serão promovidos debates sobre a educação como solução para a capacitação em usinagem e fresamento.
O programa ROTA 2030 e a modernização de fábricas, abrangendo os desafios da indústria no que tange ao seu desenvolvimento, também estão entre os assuntos a serem discutidos no evento. Os painéis contarão com a participação de especialistas do ramo de usinagem.
O endereço do Senai Mario Amato é Av. José Odorizzi, 1.555, Assunção, São Bernardo do Campo, SP. 09861-000. Segundo informações disponíveis no site do Enafer, o credenciamento terá início às 8h30.
As inscrições podem ser feitas aqui.
Imagens: Enafer, FIT Engineering System/Divulgação.
Mais notícias:
Estruturas de aço serão tema de pós-graduação
Feira Metalurgia acontece novamente em Joinville
Inversão de cores da imagem auxilia na medição de cordões de solda
#Enafer #Senai #Metalmecânica #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias CCM
SENAI passa a oferecer cursos que promovem a ampla adoção de recursos de inteligência artificial (IA) no setor metal mecânico. Confira também os primeiros passos para quem quer se familiarizar com esses sistemas.
10/08/2026
Dados da Abimaq apontam recuo de 13,8% no consumo aparente e a utilização da capacidade instalada no patamar de 78%, fatos que limitam novos investimentos fabris. No entanto, importações e exportações de maquinário registraram alta no primeiro semestre.
10/08/2026
Método desenvolvido por instituto austríaco testa a estampagem a temperaturas abaixo de 500°C, com o uso de ferramentas convencionais de aço para trabalho a quente e eliminando etapas de tratamento térmico.
10/08/2026