Para o dia 2 de junho de 2023 está previsto o início da Pós-graduação em projetos de estruturas de aço, que está sendo promovida pelo Centro Brasileiro da Construção e Aço (CBCA). O treinamento será ministrado em formato remoto por Paulo Roberto M. de Carvalho, projetista de estruturas de aço.

 

Este curso terá como tema principal o desenvolvimento de projetos voltados para a construção de estruturas metálicas e reunirá disciplinas que vão abranger processos como, por exemplo, laminação, conformação a frio e soldagem de perfis de aço.

 

O dimensionamento de perfis de aço formados a frio é o tema central de um dos módulos do curso, em que serão abordadas as instabilidades locais de estruturas metálicas, tração, compressão e flexão de vigas-colunas, entre outros tópicos.

 

As ligações soldadas e parafusadas em perfis laminados e soldados, assim como ligações entre vigas e colunas, também constam da grade curricular da pós-graduação. No módulo dedicado a estes assuntos, também será discutido o desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas considerando o planejamento de emendas de perfis, bases de pilares e chumbadores.

 

Também estão previstos módulos sobre a construção de estruturas em aço leve (Light Steel Framing), cujo conteúdo consistirá em aulas e estudos de caso sobre a concepção, fabricação e montagem de estruturas desse tipo, vibração em estruturas metálicas, além de parâmetros para projetos de construção metálica para galpões, pontes e viadutos.

 

 As inscrições podem ser feitas nesta página e mais informações podem ser obtidas pelo site do CBCA.


 

Imagem: Pixabay


 

Leia também:

 

A voz do setor de corte e conformação está de volta

 

Carga na fundação – prensas grandes de estampagem

 

Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

 

#CBCA #ConstruçãoMetálica #PósGraduação #CCM



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024