Para o dia 2 de junho de 2023 está previsto o início da Pós-graduação em projetos de estruturas de aço, que está sendo promovida pelo Centro Brasileiro da Construção e Aço (CBCA). O treinamento será ministrado em formato remoto por Paulo Roberto M. de Carvalho, projetista de estruturas de aço.

 

Este curso terá como tema principal o desenvolvimento de projetos voltados para a construção de estruturas metálicas e reunirá disciplinas que vão abranger processos como, por exemplo, laminação, conformação a frio e soldagem de perfis de aço.

 

O dimensionamento de perfis de aço formados a frio é o tema central de um dos módulos do curso, em que serão abordadas as instabilidades locais de estruturas metálicas, tração, compressão e flexão de vigas-colunas, entre outros tópicos.

 

As ligações soldadas e parafusadas em perfis laminados e soldados, assim como ligações entre vigas e colunas, também constam da grade curricular da pós-graduação. No módulo dedicado a estes assuntos, também será discutido o desenvolvimento de projetos de estruturas metálicas considerando o planejamento de emendas de perfis, bases de pilares e chumbadores.

 

Também estão previstos módulos sobre a construção de estruturas em aço leve (Light Steel Framing), cujo conteúdo consistirá em aulas e estudos de caso sobre a concepção, fabricação e montagem de estruturas desse tipo, vibração em estruturas metálicas, além de parâmetros para projetos de construção metálica para galpões, pontes e viadutos.

 

 As inscrições podem ser feitas nesta página e mais informações podem ser obtidas pelo site do CBCA.


 

Imagem: Pixabay


 

Leia também:

 

A voz do setor de corte e conformação está de volta

 

Carga na fundação – prensas grandes de estampagem

 

Por que os testes em aços especiais são tão rigorosos?

 

#CBCA #ConstruçãoMetálica #PósGraduação #CCM



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024