A Plastiweber (Feliz, RS) está divulgando “A circularidade que transforma”, uma websérie que apresenta, em sete episódios, os principais conceitos da economia circular e como este novo modelo de negócios se aplica à cadeia do plástico. O objetivo é informar e inspirar diferentes atores da indústria, em especial as grandes marcas, a olhar para o potencial da reintrodução dos resíduos como insumos em novas cadeias produtivas, atendendo à legislação e gerando benefícios socioambientais. A série é apresentada pela diretora da Exchange 4 Change Brasil e fundadora do Hub de Economia Circular Brasil, Beatriz Luz, que é uma das maiores especialistas brasileiras no tema.

 

O primeiro e o segundo episódios da websérie estão no ar e abordam, respectivamente, o significado da economia circular e como as empresas podem alcançar suas metas de governança ambiental e social (ESG) de forma simples e eficiente, ao usar conteúdo reciclado (PCR) em embalagens primárias e secundárias. Os outros cinco episódios vão tratar dos temas Logística, Separação, Transformação, Uso para Produto Final e Conscientização, tendo como base a experiência da Plastiweber na aplicação de plástico pós-consumo em novos produtos. A cada mês, um novo episódio será divulgado.

 

“Com a exibição da websérie, buscamos mostrar às marcas brasileiras que é possível aderir, na prática e em todos os processos, a este novo modelo econômico. A economia circular está no DNA da Plastiweber e se apresenta, para nós, como uma necessidade. O mercado precisa passar por uma reeducação, o que engloba trocas sobre conceitos básicos, redesign de produtos, desenvolvimento de projetos conjuntos, entre outros aspectos”, comentou o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber.

 

A websérie faz parte da iniciativa Naturecycle, que estimula e fortalece projetos socioambientais com escolas e cooperativas, por exemplo, e mobiliza empresas a aderirem a soluções circulares para suas embalagens. Entre os parceiros, estão marcas como Ambev, Cia Canoinhas, Pampili, Orquídea Alimentos e Adimax.

 

Os episódios da série estarão disponíveis no canal da Plastiweber no Youtube. O primeiro e o segundo já podem ser acessados pelo seguinte link:

 

 

 

 

 

 

 

Leia também:

 

Mais de 200 mil toneladas de plásticos retornam ao ciclo produtivo

 

Novo aditivo combina efeitos para melhorar o desempenho de reciclados

 

 

#Plastiweber



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025