Adalberto Rezende, da redação



 

Diversos cursos indicados para profissionais e/ou estudantes do setor de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos terão início a partir de fevereiro de 2023. São treinamentos que terão formato on-line ou presencial, nos quais serão abordados temas relacionados à indústria metalmecânica como, por exemplo, laminação de metais, construção de estruturas metálicas, materiais avançados, entre outros. Saiba mais sobre os cursos e como participar a seguir.

 

Agenda de cursos do setor metalmecânico terá início em fevereiro de 2023

No dia 15 de fevereiro acontece o treinamento “Ligas de alumínio de alta resistência: principais aplicações”, que será realizado em ambiente virtual e ministrado pelo engenheiro metalurgista Ayrton Filleti. De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (Abal), que está promovendo o curso, os participantes terão aulas sobre classificação de ligas de alumínio de alta resistência, características do alumínio e endurecimento de ligas. Também serão abordados assuntos relacionados aos principais nichos de mercado e da indústria do alumínio em geral.



Durante os meses de março e junho serão realizados cursos on-line e presenciais promovidos pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM). De 16 a 31 de março acontece virtualmente o curso “Construção de modelos matemáticos na laminação a quente de aços para previsão de propriedades mecânicas, tamanho de grão e força de laminação em planilha eletrônica”. Este terá como um de seus temas a previsão de propriedades mecânicas, tipos de recristalizações entre cadeiras de laminação e encruamento do material. Já o curso “Tratamentos térmicos e superficiais dos aços” está programado para acontecer na sede da instituição de 21 a 22 de junho, que terá como tema central os fundamentos metalúrgicos envolvidos nos principais processos de tratamentos térmicos e superficiais dos aços, bem como as principais tecnologias para a realização de trabalhos nesta área.




 

Aços na construção civil

 

Também estão programados para o mês de março treinamentos que abordarão o uso de aços na construção de estruturas muito utilizadas, por exemplo, na construção civil. Terão início no dia 20 de março os cursos on-line “Dimensionamento de estruturas de aço”, “Execução de estruturas de aço”, “Light steel framing” e “Introdução à construção em aço”, que estão sendo promovidos pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA). Nesses treinamentos serão abordados, cada qual com sua grade curricular, as principais premissas de projeto de estruturas metálicas, a norma técnica NBR 8800, atividades e cuidados relacionados às etapas da construção em aço, fabricação e montagem de estruturas, entre outros assuntos.

 

Construção metálica será tema de cursos on-line que serão realizados em 2023

A partir do dia 4 de maio será realizado em ambiente virtual o curso “Dimensionamento de elementos estruturais de aço”, que será ministrado pelo engenheiro e professor Rodrigo Caldas, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Promovido pela Associação Brasileira da Construção Metálica (Abcem), este treinamento terá aulas sobre dimensionamento de barras de aço tracionadas, comprimidas, fletidas e sob combinação de esforços, além de outros temas relacionados à indústria metalmecânica.

 

A instituição também está promovendo o curso “Projeto e dimensionamento de estruturas mistas de aço e concreto”, que terá início em 30 de maio, e que terá como ministrantes a professora Fernanda Calenzani e o professor Lucas Favarato, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), assim como o professor Rodrigo Caldas.



Mais informações sobre as inscrições podem ser obtidas no site das instituições mencionadas acima.


 

 

Imagens: Freepik

 

 

Mais cursos e eventos:

 

Curso on-line sobre metalurgia

 

Lamiera terá nova edição em 2023

 

Novas tecnologias para o setor metalmecânico em evento internacional

 

#Abal #ABM #Abcem #CBCA #CCM



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024