Um acordo estabelecido entre a metalúrgica Tenaris, atualmente com unidade em Pindamonhangaba (SP) e matriz global em Luxemburgo, a desenvolvedora de aços avançados e ligas metálicas especiais Alleima (Suécia) – que antes era chamada de Sandvik Materials Technology –, e a Petrobras vai promover o fornecimento de tubos e conexões com alta resistência à corrosão para a construção de sistemas de extração e transporte de petróleo e gás no Brasil.

 

Petrobras vai receber tubos de alta resistência à corrosão fabricados pela Tenaris e Alleima na Europa

 

As conexões e os tubos fabricados a partir de ligas metálicas altamente resistentes à corrosão (CRA), comercializados sob as marcas TenarisHydril Blue e Dopeless, segundo informações fornecidas à imprensa, serão produzidos na Suécia. Já o processo de rosqueamento a ser realizado nas extremidades dos tubos será feito na unidade fabril da Tenaris situada na Escócia. 

 

Também foi informado que um dos motivos que levaram à escolha das conexões mencionadas acima é o fato de não ser necessária a aplicação de, por exemplo, lubrificantes para protegê-las em operações para a movimentação das tubulações até o local de instalação, bem como seu armazenamento.

 

O contrato assinado pelas empresas prevê o fornecimento de tubos com alta resistência à corrosão para operações offshore no País pelo período de três anos. Renato Catallini, presidente da Tenaris no Brasil, comentou que “este contrato confirma a nossa capacidade de fornecer uma ampla gama de soluções tubulares para os nossos clientes que operam em ambientes muito complexos”. Já Nigel Haworth, presidente da divisão Business Unit Energy da Alleima, disse que “nossos tubos são perfeitos para esse projeto, devido à sua alta resistência mecânica e à sua excelente resistência à corrosão”.

 

Além disso, a Tenaris será responsável pela gestão do fornecimento de serviços à Petrobras, tais como entrega de tubos e conexões, bem como assistência técnica com apoio de uma rede de distribuição de insumos. Os usuários também poderão contar com informações técnicas referentes aos tubos e conexões, as quais poderão ser acessadas por meio de sistemas digitais.

 

Mais informações podem ser obtidas no site das companhias.


 

Imagem: Tenaris/Divulgação


 

Conteúdo relacionado:

 

Avaliação da tenacidade à fratura de uma junta soldada circunferencial de tubos de aço API X70

 

Equipamentos para testes de revestimento de metais têm novos recursos

 

#Alleima #Petrobras #Tenaris #CCM



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024