O desenvolvimento de aços especiais que apresentem propriedades como ultra resistência é uma das linhas de pesquisa que fazem parte de um programa iniciado a partir de uma parceria estabelecida entre a Gerdau, com escritório regional em São Paulo (SP), e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) (MG).

 

Universidade e siderúrgica se unem para desenvolver aços ultra resistentes para o setor de óleo e gás

Foi firmado um acordo técnico-científico que promoverá a realização de estudos sobre aços de alta performance para aplicações em diversas áreas da cadeia de manufatura, o que inclui empresas do segmento de corte, conformação, estampagem e soldagem de chapas, tubos e perfis metálicos.

 

Na linha de frente deste trabalho estará uma equipe de pesquisadores do Grupo de Estudos Sobre Fratura de Materiais (GEsFraM), que integra o Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais (DEMET) da Escola de Minas da UFOP.

 

Os estudos iniciais compreenderão a realização de pesquisas sobre a transformação bainítica, constituinte do aço, que confere tenacidade e resistência mecânica, além de força e flexibilidade, ao material. Em comunicado à imprensa, foi informado que as primeiras etapas das pesquisas serão voltadas principalmente para o desenvolvimento de aços ultra resistentes que serão usados na fabricação de tubulações com grande diâmetro para o setor de óleo e gás.

 

A parceria também tem como premissa promover uma aproximação entre a indústria metalmecânica e o meio acadêmico. Ricardo José de Faria, especialista do departamento de produtos da Gerdau, comentou que “a ideia é fazermos um intercâmbio visando à obtenção de um produto diferenciado. A partir dos resultados obtidos, pretendemos abrir frente para a aplicação do aço bainítico em outros setores como a indústria naval e eólica, por exemplo”.
 

Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails atendimentogerdau.br@bcw-global.com ou secretaria.demet.em@ufop.edu.br. 

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Mais notícias:

 

Mobilidade elétrica traz oportunidades para o setor de aços

 

Aquecimento por indução é usado em simulações da soldagem

 

#Gerdau #UFOP #AçosdeAltaPerformance #CCM



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


THK lançará módulo posicionador de coordenadas cilíndricas

Equipamento pode ser usado para o posicionamento de chapas em equipamentos de corte e dobramento, por exemplo.

22/04/2024