A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), com escritório central no Rio de Janeiro (RJ), divulgou o novo Boletim de Conjuntura da Indústria do Óleo & Gás. Em sua 12ª edição, o boletim traz uma compilação de dados sobre o setor no Brasil e no mundo, referentes ao primeiro semestre de 2022. Entre eles estão informações fornecidas por diversas instituições ligadas ao ramo de petróleo e gás.

 

 Aumento do investimento no setor de óleo e gás é assunto de uma pesquisa divulgada pela EPEAlgumas das informações constantes do estudo sugerem o surgimento de oportunidades para fornecedores de produtos e serviços voltados para a área de exploração e produção de petróleo como, por exemplo, empresas da cadeia metalmecânica. Isso inclui fornecedores de aços e fabricantes de tubos metálicos, bem como empresas especializadas no processamento e/ou manutenção de chapas e tubos metálicos – corte, conformação, estampagem, soldagem, revestimento protetivo, entre outros.

 

Processamento e manutenção de chapas metálicas usadas para a fabricação de tubos são algumas das possíveis oportunidades sugeridas por um estudo sobre o ramo de óleo e gás

De acordo com o boletim, o investimento em áreas de exploração de petróleo pode chegar aos R$ 406 milhões devido à abertura de oferta de concessão realizada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) no primeiro semestre deste ano. Além disso, foi divulgado que uma unidade de produção de Diesel S-10 e de querosene para a área de aviação será construída no município de Paulínia (SP), resultado de um acordo estabelecido entre a Petrobras e o Consórcio Toyo Setal.

 

No que diz respeito ao setor de gás natural liquefeito (GNL) no Brasil, a nova edição do boletim traz informações sobre algumas parcerias que promoverão o fornecimento de gás para parques industriais, como é o caso de empresas situadas na região Nordeste que firmaram um acordo que tem como uma de suas premissas a implantação de sistemas para o fornecimento de GNL para suas unidades fabris.  

 

Esses e outros assuntos relacionados ao mercado global de petróleo e gás fazem parte da programação de um congresso que está sendo realizado esta semana, paralelamente à 20ª edição da feira Rio Oil & Gas, evento voltado para o setor de produção e distribuição de óleo e gás organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), que acontece de 26 a 29 de setembro de 2022 na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

 

De acordo com informações fornecidas à imprensa, o evento contará com apresentações e debates sobre diversos temas ligados à indústria de petróleo e gás, incluindo a influência do conflito entre Rússia e Ucrânia sobre este setor e tendências. Além disso, foi divulgado que serão realizadas rodadas de negócios.

 

Mais informações sobre o boletim podem ser obtidas no site da instituição. Interessados em participar da feira podem entrar em contato pelo telefone (21) 2112-1975.


 

 

Imagens: Pixabay e Freepik

 

 

Confira mais conteúdo:

 

Construção naval em aço responde às novas necessidades logísticas

 

Programa de inovação fomenta o desenvolvimento de produtos metálicos

 

#IndústriaÓleoGás #Pesquisa #Metalmecânica #CCM



Mais Notícias CCM



Nova unidade da Igus vai promover a automação de baixo custo

Um centro de automação foi inaugurado pela empresa alemã em Joinville (SC) para promover a disseminação do uso de sistemas robóticos em tarefas industriais.

11/07/2024


Lecar não vai mais produzir automóveis elétricos. Agora, só híbridos.

Empresa brasileira vai redirecionar esforços antes dedicados à fabricação de carros elétricos para o desenvolvimento de veículos híbridos flex, com sistema de tração elétrico.

01/07/2024


BMW inaugura estamparia de última geração para produzir carros elétricos

Estamparia com equipamentos de última geração foi inaugurada na unidade norte-americana da montadora alemã, criando mais de 200 novos empregos em áreas técnicas e operacionais.

01/07/2024