Adalberto Rezende, da redação


 

A preservação de tubos metálicos após a sua fabricação consiste em, por exemplo, proteger extremidades do choque com outras peças e/ou contra a ação de intempéries típicas do chão de fábrica, assim como evitar a entrada de sujidades e substâncias em seu interior. 


A Capflex, empresa que tem escritório comercial situado em São Paulo (SP) e unidade fabril em Ribeirão Preto (SP), desenvolve e fabrica tampas elásticas feitas de látex e materiais poliméricos que são indicadas para a proteção de tubos, as quais também podem ser usadas para proteger chapas, perfis e outras peças metálicas fabricadas por corte e conformação

 

Tubos metálicos podem ser protegidos por tampas elásticas fabricadas no Brasil

As tampas são comercializadas em versões com diferentes dimensões e cores, as quais podem ser feitas sob encomenda. Elas apresentam alta resistência ao rasgamento e à ação de agentes químicos, além de resistência à radiação ultravioleta (UV), sendo também recomendadas para a proteção de tubos em operações de logística. 

 

Sérgio Morales Antelo Filho, gerente geral da companhia, em entrevista concedida à Corte e Conformação de Metais, comentou que as tampas protetivas proporcionam um fechamento hermético devido à sua aba que tem boa elasticidade. Ele também mencionou que elas não sofrem deformação, mesmo se forem submetidas a seguidos esticamentos.

 

A respeito das cores das tampas, o executivo disse que “é comum os clientes optarem por colorações que façam com que as tampas se destaquem, que chamem a atenção. Eles podem escolher as cores de acordo com suas normas de segurança e em conformidade com a identidade visual da empresa, por exemplo”. 

 

Também são oferecidos pela empresa serviços e treinamento, assim como consultoria, voltados para o desenvolvimento e aplicação de tampas protetivas no setor metalmecânico. Os produtos foram divulgados na 11ª edição da Tubotech – Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes –, realizada em outubro em São Paulo (SP).



 

Metas para o próximo ano

 

A Capflex informou que as tampas elásticas também podem ser usadas para a proteção de cordões de solda de tubos, componentes de ferramental, moldes, extremidades de barras, peças de motores, entre outros tipos de aplicação. Sérgio comentou que em 2023 a companhia pretende se engajar na “formação de parcerias e a condução de trabalhos nas áreas de óleo e gás, agronegócio e veterinária”. Ele também comentou que a empresa já está desenvolvendo protótipos de tampas para outros setores.

  

 A empresa pode ser contatada pelos e-mails morales@cutting.com.br e cassio@cutting.com.br. 


 

 

Imagem: Capflex


 

 

Mais notícias:

 

Os meios mais simples de economizar energia na indústria

 

Dispositivo para inspeção de tubos chega ao mercado

 

#Capflex #Proteção #Tubos #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias CCM



Novo sistema para lubrificação em corte e estampagem de metais

A Ansatz passou a comercializar um equipamento que faz a aplicação de fluido por aspersão. Ele é recomendado para conformação de chapas e usinagem.

22/04/2024


Enafer terá próxima edição em Joinville

A nova edição do ENAFER será realizada em junho de 2024 na cidade catarinense de Joinville.

22/04/2024


Robô plataforma pode movimentar cargas de até três toneladas

Indicado para movimentar chapas metálicas, robô da Kuka chamado KMP 3000P conta com câmeras 3D e scanners a laser.

18/04/2024