Um acordo formado entre a Braskem e a Coletando, start up que gerencia um programa de troca de resíduos por créditos para compras em estabelecimentos credenciados, vai promover ações que envolvem a conscientização sobre o descarte correto de resíduos, reciclagem de plásticos e de outros materiais, além do incentivo à economia circular.
As empresas atuarão de forma colaborativa em trabalhos que consistem na coleta e encaminhamento de resíduos para cooperativas que integram uma rede de instituições parceiras do programa, destinação dos materiais para unidades de reciclagem e encaminhamento de resíduos de polietileno (PE) e polipropileno (PP) para a Braskem, que enviará esses polímeros para a sua planta de reciclagem situada em Indaiatuba (SP), operada pela empresa recuperadora de resíduos Valoren.
Os resíduos serão convertidos em novas resinas que retornarão ao mercado de transformação de plásticos. Foi divulgado que as partes envolvidas pretendem coletar cerca de 30 toneladas de resíduos plásticos por mês. Fabiana Quiroga, diretora do departamento de economia circular da Braskem na América do Sul, comentou sobre outros fatores relacionados à parceria: “além de reforçar nossos compromissos socioambientais, convidamos a população a nos ajudar nesta ação que visa promover a reciclagem de resíduos pós-consumo, tão necessária nos tempos atuais”.
O fundador e CEO da Coletando, Saulo Ricci, comentou que “a ideia do projeto é chegar em locais mais afastados dos grandes centros urbanos, promovendo também o impacto social positivo, a partir da troca de resíduos recicláveis por créditos e obtenção de renda, para os catadores e recicladores”.
Mais informações sobre como trocar resíduos por créditos podem ser obtidas no site da Coletando.
Imagens: Braskem/Coletando
Conteúdo relacionado:
Reciclados em pauta para os fabricantes de injetoras
#Braskem #Coletando #Reciclagem #PI
Mais Notícias CCM
A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.
29/07/2025
Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.
29/07/2025
Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.
29/07/2025