Reciclar peças plásticas de equipamentos da área da saúde que estão no fim de sua vida útil e usar as resinas recicladas na produção de novos componentes. Essa é uma das premissas de uma parceria formada entre a Solvay (Bélgica), com subsidiária em Brotas (SP), e a Mitsubishi Chemical Advanced Materials (Suíça), com representante em Atibaia (SP).

 

Peças de polissulfona presentes em equipamentos da área da saúde serão recicladas a partir de um acordo formado entre empresas

A conversão de peças fabricadas com resinas termoplásticas de polisulfona (PSU) da linha Udel, fornecida pela empresa belga, é o foco deste acordo. Além disso, a frente de trabalho proposta por ambas as partes envolverá a condução de pesquisas visando ao desenvolvimento de materiais poliméricos com propriedades melhoradas e amigáveis ao meio ambiente, caso sejam descartados incorretamente.

 

 

Isso inclui a criação de processos de logística reversa de plásticos e de programas alinhados aos conceitos de sustentabilidade. Conforme explicou Antonella Di Meo, gerente do departamento de sustentabilidade de produtos da Solvay, “queremos mostrar, de forma prática, que é possível reciclar peças plásticas da área médica, contribuindo, assim, com a cadeia de produção e fornecimento de polímeros”.

 

Outro ponto da parceria diz respeito à junção da expertise de cada empresa para a realização de procedimentos de purificação da matéria-prima obtida pela reciclagem das peças de PSU. A partir disso, de acordo com elas, poderão ser desenvolvidas estratégias para a ampliação de programas de reciclagem de polissulfona, e de outros polímeros.

 

Henning Bloech, diretor global de soluções sustentáveis ​​da Mitsubishi Chemical Advanced Materials, comentou que um dos pontos centrais da parceria é “devolver mais do que recebemos”.

 

 

Imagem: Solvay

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Parceria visa ao aumento do uso de resíduos plásticos recolhidos em praias na fabricação de produtos.

 

Técnica para superar as limitações da reciclagem de resíduos complexos

 

#Sustentabilidade #Reciclagem #PSU #PI

 

 

 

 



Mais Notícias CCM



Maximu’s Embalagens Especiais intensifica produção de PEBD reciclado

Firmar parceria com o SENAI e cooperativas de reciclagem é a estratégia da empresa que opera no Grande ABC. O objetivo é seguir aumentando o uso de polietileno de baixa densidade reciclado, proveniente de sobras de processos produtivos, na fabricação de embalagens como calços e plástico bolha.

29/07/2025


Estudo mapeia produtos químicos presentes nos materiais plásticos

Levantamento publicado pela revista Nature revela que os materiais plásticos contêm mais de 16 mil substâncias químicas, muitas delas com riscos potenciais para a saúde humana. O mapeamento fornece também uma base para o desenvolvimento de plásticos mais seguros e sustentáveis.

22/07/2025


PET reciclado será usado na fabricação de big bags

A ICL conta com a Plastic Bank e a Packem em um projeto que visa à fabricação de mais de 400 mil big bags usando garrafas PET recicladas.

14/07/2025