Um levantamento realizado por Plástico Industrial no segmento de poli(tereftalato de etileno) (PET) para a elaboração do guia anual do setor mostrou que cerca de 45,46% das empresas que atuam nessa área notaram aumento da procura por esse polímero para a produção de frascos para o acondicionamento de álcool em gel e demais produtos de higiene e limpeza em decorrência da pandemia de Covid-19. Segundo elas, a demanda aumentou, em média, em 56%.

Estudo mostra crescimento da demanda por frascos e embalagens plásticas para produtos antivirais

 

Além disso, as participantes contaram que o segmento de produtos de higiene e limpeza é o atual maior consumidor de seus produtos, sendo o comprador de 29,09% do volume produzido, ultrapassando o ramo de bebidas que até então liderava esse ranking, e agora ocupa o segundo lugar com 27,27%.

Em seguida aparecem os setores alimentício, farmacêutico e de cosméticos representando, respectivamente, 22,27%, 10,91% e 10,46% dos consumidores de produtos feitos em PET.

 

 

Por meio da pesquisa também foi constatado a partir de informações fornecidas pelas companhias entrevistadas que entre os seus clientes do ramo de bebidas os da categoria “outros” – fabricantes de embalagens termoformadas, produtores de matéria-prima reciclada e de aditivos para aplicações técnicas industriais, por exemplo – passaram a ser consumidores de 29,09% dos produtos que comercializam, superando os fornecedores de refrigerantes que agora representam 22,27%. De acordo com as participantes, eles são seguidos pelos fornecedores de água, 16,36%, bebidas alcoólicas, 13,81%, de sucos e chás, 10,46%, e de isotônicos e energéticos, 8,1%.

 

Quando questionadas como a sua carteira de clientes é composta atualmente, as empresas pesquisadas responderam da seguinte maneira: 59,45% são empresas que sopram PET para terceiros, em instalações próprias; 23% correspondem a companhias que sopram frascos de PET para acondicionar produtos próprios; e 17,55% representam empresas que realizam trabalhos nas instalações do cliente (in house).

 

Mais informações sobre máquinas de sopro para a área de plásticos e aditivos e cargas para adição à formulação desses materiais estão disponíveis em nossos guias. Confira também artigos técnicos que abordam assuntos relacionados ao processamento de PET.

 

Imagem: Pixabay

 

Conteúdo relacionado:

Otimização de sistema de canais quentes para a produção de pré-formas de PET

Chillers modulares dão flexibilidade ao projeto de linhas de produção

 

#PET #Pesquisa #Guias #Embalagens #Plásticos #Covid-19



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026