A escalada dos preços das resinas virgens está tornando a reciclagem um negócio cada vez mais atrativo, especialmente no caso dos polietilenos, cuja oferta é maior em relação a outros tipos de plásticos.

A identificação e a triagem desse material, no entanto, podem ser complexas devido à similaridade entre as estruturas das versões de alta e de baixa densidade. Esta identificação pode ser feita de forma precisa por espectroscopia, mas nem sempre é possível levar a amostra a laboratórios para esta análise.

A alemã trinamiX, fabricante de equipamentos para espectroscopia, propôs uma solução para este impasse ao desenvolver aplicativos capazes de identificar rapidamente os tipos de plásticos, mesmo dentro de uma mesma família. As novas versões do sistema são capazes de distinguir PEAD e PEBD, ou PA 6 e PA 6.6, em meio a resíduos mistos.

Embora tenham as características semelhantes, o PEAD e o PEBD, as diferenças em suas propriedades mecânicas têm impacto sobre a forma mais adequada de processamento e sobre o processo de recuperação subsequente. A separação correta entre os tipos tem efeito favorável na qualidade do material reciclado, além de permitir aos recicladores classificar com precisão o fluxo de commodities que chega às suas instalações.

Desde a introdução do aplicativo de classificação no ano passado, a solução da trinamiX já capacitou seus usuários com a rápida identificação de plásticos comuns, incluindo as poliolefinas clássicas PE e PP. Desde então, a empresa tem expandido continuamente a sua oferta em estreita cooperação com os clientes, ampliando a gama de polímeros identificáveis.

 

Como funciona

O aplicativo da trinamiX integra um espectrofotômetro portátil para escaneamento da amostra com um sistema de análise de dados inteligente e um aplicativo móvel em que podem ser visualizados os resultados da análise.

A espectroscopia por infravermelho próximo (NIR, de near-infrared) é uma tecnologia comprovada que foi integrada ao dispositivo em formato portátil, para análise in loco, com processamento de dados baseado em nuvem, que permite à empresa desenvolver continuamente novas versões e reagir com flexibilidade aos novos desafios no campo da seleção de plásticos.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

Foto: trinamiX

 

Conteúdo relacionado:

Embalagem reciclável de PET com propriedades de barreira

Rastreamento do mercado de resinas recicladas

 

#reciclagemdeplásticos   #trinamix   #triagemdeplásticos



Mais Notícias CCM



Recy-Plastech está de volta com programação renovada

PP reciclado de grau alimentício, reciclagem de PU, extrusão reativa, aditivação e tecnologia de lavagem serão destaques no evento anual que acontece em novembro na capital paulista.

29/10/2025


Novo decreto estimula a circularidade no setor de plásticos

O decreto que instituiu o Sistema de Logística Reversa de Embalagens de Plástico estabelece metas crescentes relacionadas a conteúdo reciclado em embalagens plásticas, chegando a 40% em 2040.

28/10/2025


O PET como material para captura de CO2

Pesquisadores da Universidade de Copenhague desenvolveram um processo que converte resíduos de PET em um material que pode ser usado na produção de sistemas de captura de CO2.

21/10/2025