Um programa chamado Open Lab 5G, que é voltado para a implantação e ensaio de sistemas digitais que permitem a conexão entre linhas de produção e redes 5G, foi iniciado em uma fábrica do grupo WEG situada no município de Jaraguá do Sul (SC).

Programa de implantação de redes 5G na indústria é iniciado no Brasil

Trata-se de um consórcio do qual também fazem parte o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As instituições trabalharão em conjunto na coleta, análise e armazenamento de dados provenientes de operações executadas na unidade fabril, os quais serão processados em testes com redes digitais privativas.

 

Um dos objetivos é fazer um levantamento sobre os aspectos técnicos relacionados a este tipo de aplicação que podem proporcionar melhorias ao processo produtivo, além de avaliar a viabilidade da implantação de tecnologia 5G em ambientes fabris visando à criação de projetos embasados nos conceitos da indústria 4.0.

 

O líder da Plataforma de Comunicações Sem Fio do CPQD, Gustavo Correa Lima, mencionou outros tópicos que compõem o escopo da iniciativa: “A intenção é avaliar diferentes sistemas para o uso na indústria. Isso inclui a conexão entre redes 5G públicas e privadas, além de outras tecnologias com e sem fio, como Wi-Fi e fibra óptica”.

 

O diretor Guilherme Spina, que atua na V2COM, empresa do grupo WEG, falou sobre algumas características do projeto, o qual incluirá “implementação de arquitetura de redes diferentes, uma convencional e outra virtualizada”, e complementou, “também vamos testar antenas e dispositivos 5G por ondas milimétricas”.

 

Ele comentou ainda que os testes permitirão o fornecimento de dados à Anatel para o estabelecimento de “requisitos e condições de uso de faixas de frequência, e para a regulação e outorga das redes privadas para uso industrial”. Essa fase do projeto tem duração prevista de sete meses.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui. Confira também os nossos guias de equipamentos industriais fornecidos no Brasil como, por exemplo, digitalizadores ópticos 3D, indicados para trabalhos no ramo de plásticos, além de máquinas para a fabricação de peças por impressão 3D.


 

 

Foto: CPQD

 

Conteúdo relacionado:

Consórcio desenvolve equipamento para medição em nível nanométrico

Atualização de software para programação de robôs

 

 

#CPQD #ABDI #Anatel #WEG #Indústria40 #Plásticos

 



Mais Notícias CCM



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025