A Galvanotek, especializada no desenvolvimento de embalagens para alimentos com sede em Carlos Barbosa (RS), aumentou a utilização de resinas recicladas de poli(tereftalato de etileno) (PET) na fabricação dos produtos que fornece.

As estratégias da empresa consistem no uso de até 80% de PET pós-consumo, e também de uma tecnologia multicamadas (ABA) homologada pela Anvisa, na produção de embalagens que podem ser retiradas do freezer e levadas diretamente ao forno, por exemplo.


O objetivo da Galvanotek é promover o reaproveitamento de resinas recicladas de poli(tereftalato de etileno) (PET), além de ampliar o compartilhamento de informações sobre a escolha da matéria-prima, o desenvolvimento do design de embalagens e o transporte de resíduos. O material reciclado é primeiramente processado por empresas parceiras especializadas.


A companhia gaúcha, que atua há mais de 30 anos no mercado de embalagens, está à frente do programa Eco-Galvanotek, voltado para a realização de trabalhos alinhados com os conceitos da economia circular, carbono neutro, certificações e segurança alimentar.


“É a partir do programa Eco-Galvanotek que estudamos e criamos diretrizes para inserir as melhores práticas sustentáveis na produção das embalagens. Pelo uso da tecnologia de multicamadas ABA conseguimos usar uma maior quantidade de material reciclado e reduzir a quantidade de plástico virgem, movimentando de forma muito mais eficiente a cadeia produtiva”, comentou Paula Bragagnolo, analista de pesquisa e desenvolvimento da Galvanotek.


Um estudo sobre as possibilidades de reciclagem mecânica de embalagens com múltiplas camadas está disponível na seção “Artigos técnicos” no nosso portal.

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

Imagem: Galvanotek/Divulgação.

 

Leia mais estudos sobre embalagens para alimentos:

 

Novos revestimentos permitem a funcionalização de filmes contráteis

 

Bisfenol A (BPA) e as implicações do seu uso em embalagens para alimentos

 

Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja



Mais Notícias CCM



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026