Hellen souza, da redação

A Eins (São Paulo, SP), divisão de garras robóticas da fabricante japonesa de robôs Star Seiki lançou o sétimo volume do seu catálogo de garras robóticas, acrescentando uma série de acessórios desenvolvidos para adequar os sistemas de fixação a cada tipo de peça a ser manipulada na indústria de plásticos.

 

São descritos na publicação mais de 1.500 itens desenvolvidos para melhorar os processos de automação, sendo 800 disponíveis para pronta entrega no mercado brasileiro. Com eles podem ser desenvolvidos projetos individualizados de extração por sucção das peças moldadas em injetoras, as quais podem ter características específicas como rugosidade, textura, dimensões, entre outras.

 

Para a manipulação de peças que com altos requisitos de acabamento, por exemplo, está disponível uma linha de ventosas sem contato, que empregam um mecanismo de sopro e sucção do ar que forma um “ciclone” capaz de atrair e movimentar as peças sem contato direto e, portanto, sem risco de ocorrência de marcas. Um sistema que agarra as peças entre nervuras é outro exemplo de desenvolvimento personalizado conforme a geometria do componente a ser movimentado. Telas, tecidos, insertos e demais itens que precisam ser incorporados às peças já no processo de injeção também podem ser manipuilados de forma precisa com a combinação das centenas de itens disponíveis.

 

Sensores de contato, sistemas automáticos para corte de canais de alimentação e engates rápidos para as garras completam os itens do novo catálogo, que foi apresentado durante um workshop realizado no final de setembro na sede da Eins, em São Paulo (SP). Ao final do evento, os participantes foram convidados a montar as garras usando os componentes apresentados (foto acima). O passo a passo da montagem das garras, por sinal, também consta do novo catálogo, que descreve itens compatíveis com todos os modelos de robôs comercializados no Brasil.

 

Origem na indústria de plásticos e parceria com o Senai

 

Roberto Eiji Kimura, diretor executivo da Star Seiki, explicou que a empresa nasceu há 60 anos no Japão para suprir as necessidades de automação de uma indústria de plásticos, o que explica o seu foco nas necessidades deste setor. Já a Eins foi criada há 15 anos, para atender às necessidades de manipulação típicas dos projetos de clientes da Star Seiki, que atua há 28 anos no Brasil.

 

A proximidade com a indústria de plásticos também levou a Eins a desenvolver as estruturas tubulares para as garras, as chamadas “máscaras”, montadas conforme o projeto dos moldes das peças que serão manipuladas. “Os tubos em alumínio ou fibra de vidro possuem a leveza necessária para evitar o desgaste do braço robótico e promover maior produtividade”, comentou Roberto.

 

O diretor enfatizou que o projeto da máscara que sustenta as garras robóticas e todo o esquema da automação está intrinsecamente relacionado ao projeto da peças e às características dos moldes. Por esta razão a Eins/Star Seiki está promovendo junto com a Abinfer a inserção do tema nos cursos de ferramentaria da rede Senai, criando uma cultura técnica voltada para a automação. “O projeto da peça precisa nascer orientado para que a sua extração seja feita por robôs”, resumiu.

 

O novo catálogo está disponível em versão on-line, que pode ser baixada aqui, e também física, que pode ser solicitada à equipe de vendas da Eins.

 

 

__________________________________________________________________________________

Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.

___________________________________________________________________________________

 

 

 

Leia também:

 

 

Injetoras conectadas em demonstração


 

Sistemas de IA se tornam adaptáveis ao ambiente fabril


 

 



Mais Notícias CCM



Relatório da IFR aponta aumento da demanda por robôs no setor de plásticos

Novo estudo da Federação Internacional de Robótica detectou aumento do uso de robôs na indústria de plásticos e o protagonismo da China no que se refere à automação.

06/10/2025


Nanoaditivos à base de nióbio melhoram polímeros reciclados

A catarinense Nione desenvolveu aditivos nanoestruturados à base de nióbio que restauram e potencializam propriedades de polímeros reciclados, permitindo o seu uso em aplicações de alto desempenho.

30/09/2025


Sidel lança sopradora com aquecimento da pré-forma a laser

Entre as vantagens do novo sistema de aquecimento estão a redução de peso das garrafas e a maior produtividade.

16/09/2025