A Kuka (Alemanha), com filial brasileira no município de São Bernardo do Campo (SP), lançou um programa computacional de realidade aumentada (RA) chamado MixedReality. Ele foi desenvolvido para a simulação em tempo real de processos produtivos realizados em células robóticas.

Este software é recomendado para empresas do setor metalmecânico que pretendem fazer, por exemplo, implementações em suas linhas de produção, ou realizar ensaios virtuais de procedimentos industriais que envolvem o uso de células robotizadas, tais como corte e soldagem automatizada de chapas e tubos metálicos, assim como carregamento de peças em linhas de estampagem de metais, entre outros.
Foi divulgado à imprensa que os usuários do MixedReality podem visualizar as simulações por meio de smartphones e tablets a partir da instalação de um aplicativo, podendo também acessar uma plataforma de suporte técnico. O software também é indicado para processos de manutenção preditiva e ensaios para detecção de riscos e/ou anomalias que eventualmente possam ocorrer durante as operações, incluindo prevenção de acidentes causados por colisão entre partes móveis e otimização da produção.
A instalação do aplicativo em dispositivos móveis pode ser feita gratuitamente pela Apple App Store ou Google Play Store. Outro fator é que para instalar o pacote de tecnologia MixedReality Safe no controlador do robô, juntamente com um dos pacotes de tecnologia Kuka SafeOperation para ativação de funções de segurança, não é necessário contar com um headset de AR ou hardware adicional.
Nesta página podem ser obtidas mais informações. A validação do processo de simulação computacional aplicado à estampagem incremental é um dos temas da seção Artigos técnicos em nosso site.
___________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
___________________________________________________________________________
Imagem: Kuka/Divulgação.
Leia também:
Prensa mecânica para estampagem – registro de dados para troca de ferramentas
A melhor tocha de soldagem é a que atende à sua demanda
#Kuka #CorteConformaçãoMetais #MixedReality
Mais Notícias PI
Levantamento do Instituto Aço Brasil apontou uma taxa de 31,8% de participação dos aços importados no mercado brasileiro em fevereiro.
23/03/2026
Dados de desempenho do mercado de automóveis divulgados pela Anfavea apontam o crescimento da mobilidade elétrica e o avanço da produção local, o que exige a adequação das estamparias para o atendimento das novas necessidades.
23/03/2026
O grupo alemão fabricante de instrumentos de medição industrial está ampliando a sua base de produção no Brasil com investimentos de R$ 100 milhões em sua uma nova unidade em Boituva (SP). Planta brasileira será um hub que vai expandir a atuação no mercado latino-americano.
09/03/2026