Natal Pasqualetti Neto*


 

A troca de ferramentas na prensa mecânica é demorada e leva a um grande tempo morto na produção. Isso se deve à necessidade de ajustar a prensa para as características da ferramenta. Alguns ajustes são empíricos, até que se obtenha a peça com a qualidade desejada.

 

Visando reduzir o tempo de troca de ferramenta, ao fazer os ajustes da prensa pela primeira vez, é necessário registrar os dados referentes a esses ajustes, para que eles sejam utilizados nas próximas vezes.

 

Antes de falar nos ajustes da prensa é bom lembrar que o material a ser processado afeta os ajustes e, portanto, o material deve ter uma especificação técnica bem definida, bem como passar por controle da qualidade. 

 

 

Outro fator a ser considerado é que os ajustes são válidos para a ferramenta presente em uma prensa específica. Mesmo se houver outra prensa igual à que passou por ajustes, os dados não são válidos.

 

Considerando que haja uma folha de processo para a ferramenta, na folha deverá constar a prensa em que a ferramenta foi montada e todos os parâmetros de ajustes que foram necessários para obter a peça com a qualidade desejada. Se uma ferramenta é montada em mais de uma prensa, é necessário o registro dos parâmetros utilizados para cada uma das máquinas.

 

Abaixo são mencionados alguns ajustes da prensa a serem registrados.

 

 

 

 

 


 

 

 


 

 

 

 

 

 

Com os dados registrados na folha de processos da ferramenta é possível reduzir de forma significativa o tempo de troca de ferramenta. É importante lembrar que caso haja alguma alteração no material a ser processado, ou se a ferramenta passar por alguma manutenção, e também se a prensa passar por manutenção no sistema de regulagem de altura, é necessário refazer as regulagens para atualização dos registros de dados na folha de processos.



 

 

 

 

*Natal Pasqualetti Neto é engenheiro mecânico pós-graduado em Automação Industrial pelo Centro Universitário FEI (São Bernardo do Campo, SP). Sócio Proprietário da NATAL Treinamento e Consultoria – www.natal.eng.br.



Mais Notícias CCM



A importância dos manuais de serviço de prensas

Auxiliar os usuários de prensas na execução de conformação e estampagem de chapas é uma das utilidades do manual de serviço, seja ele em formato físico ou digital.

01/07/2024


Prensas mecânicas – tipos de freios e embreagens

Informações sobre sistemas de freio e embreagem presentes em prensas, com destaque para processos de resfriamento e sincronismo.

17/06/2024


Os processos básicos da estampagem de metal

Um resumo das variáveis de processos de estampagem de chapas e recomendações sobre os tipos de prensas a serem usadas.

03/06/2024