A Guill Tool (EUA), que desenvolve ferramental para extrusão, anunciou que seu laboratório de reologia de última geração passou a oferecer serviços de análise, especialmente para empresas do segmento, interessadas em medir, por exemplo, as características de fluxo de materiais plásticos, de modo a prever como eles fluirão através das matrizes de extrusão.

 

A geometria das ferramentas também pode ser virtualmente otimizada e o projeto pode ser visualizado em CAD 3D. Dentre os equipamentos disponíveis no laboratório estão um reômetro rotacional, um calorímetro de varredura diferencial (DSC), um medidor de condutividade térmica e um novo tomógrafo computadorizado.

 

O reômetro rotacional gera rapidamente dados sobre a viscoelasticidade dos polímeros fundidos, capturando com precisão as suas propriedades. A temperatura de teste normalmente varia entre a ambiente e 300°C. Já o calorímetro de varredura do laboratório caracteriza as propriedades térmicas de uma amostra de polímero, tais como temperatura de cristalização e temperatura de transição vítrea. O conhecimento destas propriedades térmicas permite a simulação do aquecimento por cisalhamento e a predição de pontos quentes e frios na área de escoamento.

 

O medidor de condutividade térmica realiza medições em alta definição, e o tomógrafo IM-8000, recém-adquirido (foto ao lado), possui sensor CMOS de 20 megapixels e um novo algoritmo para detecção estável de bordas, executando medições de alta precisão que ajudam a reduzir o índice de retrabalho.

 

O laboratório prestará serviços a empresas do mundo todo e pode ser contatado a partir do link https://guill.com/capabilities/materials-testing/.

 

 

Imagens: Guill Tool

 

 

Leia também:

 

 

Sistemas de visão asiáticos serão distribuídos no mercado brasileiro

 

Monitoramento de máquinas em ferramentarias

 

#reologia

#GuillTool



Mais Notícias PI



Evento sobre tendências de embalagens acontece em fevereiro

Encontro de especialistas em embalagens será realizado pelo Instituto de Embalagens em formato presencial e online.

03/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

03/02/2026


Alpla fecha 2025 com faturamento de 5,2 bi de euros

O foco no segmento de bebidas, investimentos em reciclagem e atuação nos mercados das Américas contribuíram para o bom desempenho da fabricante global de embalagens.

03/02/2026