Otimizar as operações realizadas nas linhas de produção da Embraer é um dos objetivos de uma parceria formada entre a empresa e a Toyota do Brasil (São Bernardo do Campo, SP), com matriz no Japão, que também incluiu a otimização da fabricação de peças para aeronaves comerciais como, por exemplo, asas para jatos, produzidas na Unidade Ozires Silva, em São José dos Campos (SP). 

 

A busca por melhorias faz parte de um consórcio estabelecido pelas duas companhias no ano passado, o que consiste em uma nova etapa cujo tema central é a aplicação de fundamentos e conceitos do “Sistema Toyota de Produção” (do original, em inglês, Toyota Production System, TPS) nos processos produtivos da planta fabril da Embraer mencionada acima.

 

Foi informado à imprensa que o uso das diretrizes do TPS em uma das etapas de fabricação de asas para jatos comerciais E-Jets proporcionou uma redução de 50% do ciclo de produção, ao passo que houve redução de 17% do tempo total do processo produtivo desses tipos de peças. Nesse sentido, ainda conforme a Embraer, o ganho de eficiência foi de cerca de 20%.

 

Além disso, a equipe que está à frente do Programa de Excelência Empresarial Embraer atua na busca por melhorias nos processos produtivos da companhia. Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina, comentou mais sobre este assunto, enfatizando a importância da sinergia: “Essa parceria está envolvendo muita troca de experiências e fomentando ideias para soluções conjuntas, visando ao fortalecimento de operações da Embraer. É importante salientar que o foco também está no desenvolvimento de pessoas e na melhoria contínua”.

 

O vice-presidente executivo de operações da Embraer, Luís Carlos Marinho, complementou dizendo que “a interação contínua, o engajamento das equipes e o aprofundamento de conhecimentos foram fundamentais para a obtenção de resultados expressivos e para a potencialização da eficiência dos processos produtivos”. 

 

Utilizar energia de fontes renováveis em seu parque fabril também está nos planos da Embraer, o que, de acordo com a companhia, é uma de suas metas para o próximo ano. 

 

O contato com a Embraer pode ser feito pelo seu site, e com a Toyota pode ser feito pelo e-mail clientes@sac.toyota.com.br.

 

 

Imagem: Embraer/Divulgação. Da esquerda para a direita: Luís Marinho, Masahiro Inoue e Rafael Chang.

 

 

Leia também:

 

Congresso da indústria do aço acontece em São Paulo

 

Automóveis: mercado interno melhora e compensa perdas nas exportações

 

Estudo analisa o uso de aços estruturais resistentes à corrosão atmosférica

 

#Embraer #Toyota #OtimizaçãodaProdução #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Pesquisa da Anfavea aponta alta do emplacamento de veículos eletrificados

Balanço atualizado do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento do índice de emplacamento de carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in, sendo 35% deles produzidos no Brasil, movimentando o setor metal mecânico local.

09/02/2026


Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026