A empresa suíça Bystronic, com filial brasileira na região metropolitana de Curitiba (PR), anunciou a conclusão da compra da unidade de negócios de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent. A ação permitirá a entrada da Bystronic nos mercados em crescimento de tecnologia médica e fabricação de semicondutores. Além disso, seu portfólio de produtos será expandido para incluir novos processos a
uxiliados por laser, incluindo, por exemplo, microusinagem, marcação, gravação e furação.
De acordo com o comunicado de imprensa divulgado no início deste mês, um elemento-chave da transação é o retorno da marca Rofin, conhecida no mercado pelo desenvolvimento de ressonadores. A Bystronic, fabricante de máquinas para corte a laser, está adquirindo todos os direitos da marca e continuará a operá-la na recém-criada unidade de negócios "Bystronic Rofin".
A oferta tecnológica da Bystronic Rofin abrange o desenvolvimento de recursos para o trabalho com uma ampla gama de materiais, incluindo desde metais, vidro e cerâmica até polímeros e materiais orgânicos. Isso abre novos caminhos para pesquisa e desenvolvimento, principalmente em nichos onde a precisão e o conhecimento de materiais são cruciais. A combinação de laser, automação e software é uma ação estratégica para fornecer equipamentos que compõem as bases da atual manufatura industrial.
________________________________________________________________________________________
Assine a CCM Online, a newsletter quinzenal da Corte e Conformação de Metais, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria metalmecânica. Inscreva-se aqui.
________________________________________________________________________________________
Imagem: Bystronic
Leia também:
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026
Dados da CNI sobre o faturamento da indústria em 2025 apontam queda no mês de dezembro e uma ligeira variação positiva em relação a 2024, o que configura estabilidade. Cautela nos investimentos em 2026 pode ser uma consequência deste quadro.
09/02/2026