O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Caetano do Sul (SP), passou a contar com uma unidade móvel voltada para o desenvolvimento de projetos multidisciplinares, a qual ocupa um espaço de aproximadamente 200 metros quadrados e que conta com equipamentos de corte a laser, prototipagem (impressão 3D) e máquinas de usinagem.
Trata-se do Fab Lab Móvel Mauá, o qual integra a Rede Global de Fab Labs (Fab Foundation), com laboratórios e espaços dedicados à cultura maker – termo do inglês que pode ser usado para denominar trabalhos de criação, construção ou fabricação de produtos, que também é relacionado à manufatura aditiva (impressão 3D), por exemplo.
A proposta, conforme informações fornecidas à imprensa, é proporcionar um espaço que reúna ideias de diferentes setores ligados à indústria de manufatura e à academia, além de áreas como, por exemplo, automação industrial, Indústria 4.0, reciclagem e sustentabilidade.
Isso inclui a participação da comunidade local, visando ao desenvolvimento de projetos que atendam à demanda de espaços urbanos. Claudia Facca, professora de design e coordenadora do 1961 Design Studio, instituição responsável pela idealização e implementação do novo laboratório, comentou mais sobre este assunto: “No laboratório móvel poderão ser realizadas oficinas, treinamentos, apresentações e eventos com todo o suporte de técnicos, professores e monitores da Mauá”.
O projeto conta com o apoio da prefeitura de São Caetano do Sul. Mais informações podem ser obtidas no site do IMT.
Imagem: IMT/Divulgação.
Leia também:
Soldagem MIG/MAG de chapas de aço ARBL com uso de delineamento Box-Behnken
Carros elétricos: uma nova perspectiva para fornecedora de tubos de aço inox
Retrofit na construção civil traz oportunidades para o setor de estruturas metálicas
#IMT #FabLabMóvelMauá #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
O software para fabricação a partir de chapas vai receber atualizações que serão demonstradas em duas feiras internacionais.
15/09/2025
Treinamento com formato híbrido terá início em novembro de 2025 e a Universidade Federal do Paraná também está programando turmas para 2026.
15/09/2025
Representada pela Oxipira, a Microstep passou a integrar um projeto de desenvolvimento de recursos tecnológicos aplicados à manufatura na indústria metal mecânica que inclui manutenção preventiva e otimização de processos.
15/09/2025