O Instituto Fraunhofer para Máquinas-Ferramenta e Tecnologia de Conformação (IWU), em Chemnitz (Alemanha), está desenvolvendo sistemas de inspeção baseados em inteligência artificial (IA) que poderão ser usados no processo de injeção de termoplásticos. O sistema pode ser instruído para executar ações com base em previsões de qualidade, ajudando a reduzir significativamente os índices de refugo.

 

A previsão de qualidade se baseia na instalação de sensores e na sua conexão com sistemas de análise concebidos conforme as características de cada processo. Na injeção, por exemplo, é possível monitorar parâmetros como a temperatura do molde, a velocidade de rotação da rosca, a temperatura de fusão, o tempo de recalque e o tempo de resfriamento.

 

Em todos os cenários de aplicação, a IA pode ser utilizada diretamente no processo de fabricação (em linha) para monitorar todo o lote de peças, o que é muito mais seguro do que as inspeções feitas por amostragem.

 

 

Dados de processo são visualizados na tela do sistema

Para treinar vários modelos de inteligência artificial (IA), em muitas aplicações diferentes, são associados conjuntos de dados relacionados à peça ideal e dados relacionados ao processo, usando-se técnicas de computação de borda (edge computing), tipo de arquitetura de tecnologia da informação que se caracteriza pelo processamento dos dados o mais próximo possível da sua fonte, neste caso, as máquinas.

 

Os sistemas podem ainda ser úteis no controle de parâmetros de entrada do processo, com a finalidade de evitar desperdícios ou reduzir o consumo de energia na produção sem comprometer a qualidade das peças finais.

 

Foto:Fraunhofer IWU

 

Leia também:

 

Componel passa a utilizar IA em seu chão de fábrica

 

IoT no controle da produção de embalagens do Grupo Boticário

 

 

#IWU

 

 

 

 

 

 

 

 



Mais Notícias PI



O futuro dos materiais está nas normas

A observação de normas é essencial para empresas e profissionais envolvidos na fabricação de produtos plásticos. A aptidão para lê-las e interpretá-las é igualmente fundamental, e pode abrir caminho para a tomada segura de decisões. Um exemplo claro são algumas normas do setor automotivo que, para surpresa de alguns, aconselham expressamente o uso de materiais reciclados.

29/07/2025


Conector flexível evita vazamentos de materiais em pó

Empresa da Nova Zelândia levará para a feira K um sistema de conexão flexível que pode impedir a perda de plásticos micronizados em linhas de movimentação de materiais.

29/07/2025


Produtos plásticos brasileiros no mercado norte-americano

Programa Think Plastic Brasil vai levar nove fabricantes de produtos plásticos à feira ASD Market Week, em Las Vegas.

29/07/2025