Pesquisas realizadas na área de termoplásticos no Brasil estão levando ao desenvolvimento de uma gama de produtos que apresentam propriedades virucidas, ou seja, que podem impedir a propagação da Covid-19 e de outras doenças provocadas por microrganismos.

 

Empresa brasileira desenvolve termoplásticos antivirais

Recentes trabalhos realizados no País já possibilitaram a criação de equipamentos de proteção individual como, por exemplo, máscaras antimicrobianas, assim como estão abrindo espaço para o desenvolvimento de nanomateriais que podem ter grande utilidade em aplicações desse tipo, como o grafeno.

 

E seguindo nesta toada, mais uma empresa do ramo de materiais poliméricos, a FCC, que tem sede no município de Campo Bom (RS), desenvolveu uma linha de elastômeros termoplásticos que têm capacidade de dificultar a ação de vírus, bactérias e fungos. A série recebeu o nome de “AntiViral” e passou a ser utilizada na fabricação de solas de calçados.

 

De acordo com Júlio Schmitt, diretor do departamento de inovação da companhia, as propriedades dos termoplásticos garantem proteção permanente, e fatores como uso e higienização contínuos dos solados não prejudicam o desempenho desses materiais.

 

Segundo ele, alguns comportamentos adotados como medida de proteção contra o contágio do novo coronavírus influenciaram a escolha por esse tipo de aplicação, principalmente no que diz respeito ao hábito de retirar os calçados antes de entrar em residências.

 

Os elastômeros termoplásticos virucidas obtiveram certificação internacional com base na norma ISO 21702 (Measurement of antiviral activity on plastics and other non-porous surfaces, ou “Medição da atividade antiviral em plásticos e outras superfícies não-porosas”, em tradução livre).

 

As características desses polímeros os tornam propícios à fabricação de outros produtos comumente presentes no dia a dia como embalagens para alimentos e bebidas, sacolas fornecidas em supermercados e sacos para lixo, ou ao desenvolvimento de equipamentos hospitalares com superfícies capazes de reduzir o tempo de vida de bactérias. No entanto, isso requer a análise dos profissionais envolvidos e de órgãos vigentes.

 

Mais informações sobre os materiais podem ser obtidas aqui. Confira também o nosso guia de fornecedores de materiais plásticos para a área médica.


 

Foto: FCC


 

Conteúdo relacionado:

Anvisa simplifica regularização de produtos para combate ao novo coronavírus

Como tirar proveito de propriedades inerentes a cada tipo de plástico


 

#FCC #Antiviral #Calçados #Termoplásticos #Elastômeros #Covid-19



Mais Notícias PI



Bom momento para o mercado de tubos plásticos

A feira Tube, que acontecerá em abril, no centro de exposições da Messe Düsseldorf, na Alemanha, criou um pavilhão dedicado aos tubos plásticos.

19/03/2024


Plásticos de engenharia na construção de guias lineares

Polímeros de alto desempenho dispensam a lubrificação e permitem a substituição de materiais convencionais nas buchas deslizantes de guias lineares. Alta resistência mecânica e térmica também são diferenciais.

28/02/2024


Bicampeão mundial de surfe lançou prancha feita 100% em EPS

Fabricada pela Kos Blanks a partir de poliestireno expandido (EPS) fornecido pela Termotécnica, a prancha foi desenvolvida por Filipe Toledo.

14/02/2024