Uma parceria estabelecida pela Romi (Santa Bárbara d’Oeste, SP) e o Centro Universitário Facens (Sorocaba, SP) tem como premissa aproximar a indústria metalmecânica e a academia. O acordo teve como fase inicial a inauguração de uma unidade voltada para o desenvolvimento de projetos universitários que envolvam o uso de equipamentos industriais, que aconteceu no dia 18 de novembro.
A unidade, na qual foram instalados equipamentos para a realização de trabalhos típicos do setor metalmecânico, tais como soldagem, se encontra no Laboratório de Inovações e Competições Estudantis (Lince), que integra o Centro Universitário Facens.

De acordo com informações fornecidas à imprensa, um dos objetivos das partes envolvidas é estabelecer a unidade como centro de desenvolvimento e fabricação de protótipos, peças e/ou componentes para diversos tipos de aplicações. Isso inclui a produção de peças para, por exemplo, robôs industriais, veículos, maquinário para o chão de fábrica, entre outros.
Segundo Paulo Roberto de Carvalho, diretor-executivo do centro universitário, “por meio desses novos maquinários, os alunos poderão realizar processos de prototipagem e usinagem, e conduzir experimentos para trabalhos em cursos de graduação e pós-graduação”. Segundo ele, isso também poderá contribuir para a aprendizagem dos alunos e sua futura carreira profissional.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (15) 3238-1188 e (19) 3455-9000, ou pelos e-mails facens@facens.br e contato@romi.com.
Imagem: Pixabay
Confira mais notícias:
Equipamento para soldagem de tubos
Investimento em corte a laser de tubos
#Facens #Romi #Metalmecânica #CCM
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026