A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, anunciou recentemente o desenvolvimento de uma solução automatizada para seu sistema de fixação de porcas rebite em chapas metálicas que combinam diferentes materiais, uma condição recorrente nas empresas do segmento automobilístico e de máquinas e implementos agrícolas.
Projetada com recursos para a indústria 4.0, ela executa também a captação de sinais para permitir o monitoramento de 100% da produção, gerando dados valiosos para que os fabricantes possam melhorar continuamente os seus processos produtivos.
"A tecnologia permite a fixação eficiente e automática de porcas rebite em chapas de diferentes tipos de materiais como, por exemplo, alumínio, aço ou inoxidável em uma mesma junta", disse Flávio Silva, CEO da Böllhoff Brasil.
O executivo destacou que dentre os benefícios do uso da solução automatizada estão maior confiabilidade e agilidade na produção, além da redução de peso na montagem de carrocerias, o que pode ocasionar ganhos significativos de eficiência energética e capacidade de carga.
"A automação, consequentemente, traz uma diminuição relevante do custo operacional como um todo, incluindo a redução do tempo nesta etapa de fixação de porcas rebite na linha de montagem das fábricas", comentou Flávio Silva.
A solução automatizada foi apresentada durante a 15ª edição do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizada em São Paulo (SP), no final de agosto.
Foto: Cabeçote de instalação automática para porcas rebite/Böllhoff Brasil
Leia também:
Mais recursos para o projeto de estampos
Agronegócio e infraestrutura por trás do salto de vendas da Trumpf no Brasil
#fixaçãodechapas
#Bollhoff
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026