A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, anunciou recentemente o desenvolvimento de uma solução automatizada para seu sistema de fixação de porcas rebite em chapas metálicas que combinam diferentes materiais, uma condição recorrente nas empresas do segmento automobilístico e de máquinas e implementos agrícolas.
Projetada com recursos para a indústria 4.0, ela executa também a captação de sinais para permitir o monitoramento de 100% da produção, gerando dados valiosos para que os fabricantes possam melhorar continuamente os seus processos produtivos.
"A tecnologia permite a fixação eficiente e automática de porcas rebite em chapas de diferentes tipos de materiais como, por exemplo, alumínio, aço ou inoxidável em uma mesma junta", disse Flávio Silva, CEO da Böllhoff Brasil.
O executivo destacou que dentre os benefícios do uso da solução automatizada estão maior confiabilidade e agilidade na produção, além da redução de peso na montagem de carrocerias, o que pode ocasionar ganhos significativos de eficiência energética e capacidade de carga.
"A automação, consequentemente, traz uma diminuição relevante do custo operacional como um todo, incluindo a redução do tempo nesta etapa de fixação de porcas rebite na linha de montagem das fábricas", comentou Flávio Silva.
A solução automatizada foi apresentada durante a 15ª edição do Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, realizada em São Paulo (SP), no final de agosto.
Foto: Cabeçote de instalação automática para porcas rebite/Böllhoff Brasil
Leia também:
Mais recursos para o projeto de estampos
Agronegócio e infraestrutura por trás do salto de vendas da Trumpf no Brasil
#fixaçãodechapas
#Bollhoff
Mais Notícias PI
O CISSA ampliou estudos em inteligência contra ameaças cibernéticas, proteção de dados e gestão de acesso, também no ambiente industrial.
08/12/2025
Balanço do setor automotivo realizado pela Anfavea mostrou aumento de 5,2% da produção de automóveis, bem como alta de 3,7% da produção de veículos comerciais leves e de 5,5% de ônibus, entre 2024 e 2025. As exportações de automóveis para a China já são maiores que as destinadas à Argentina.
08/12/2025
A paulista Biolub criou lubrificantes aprimorados para os processos de conformação a frio. Aditivos como antioxidantes conferem mais funções aos produtos.
08/12/2025