Diversos assuntos relacionados ao ramo de plásticos que serão tema da feira alemã K, um dos principais eventos mundiais deste segmento, cuja próxima edição acontecerá em outubro deste ano, foram abordados em entrevistas realizadas recentemente pela Associação Alemão de Fabricantes de Máquinas (VDMA), com unidade brasileira situada na cidade de São Paulo (SP).

 

Tendo como entrevistados profissionais que atuam em empresas da área de plásticos, algumas delas com presença confirmada na feira, a instituição passou a divulgar parte do conteúdo dessas conversas. Uma delas foi a entrevista feita com Daniel Nagl, diretor administrativo da Leistritz Extrusionstechnik GmbH, uma companhia que desenvolve linhas de máquinas e equipamentos para extrusão de polímeros, com matriz na Alemanha e filiais na América do Norte, Europa e Ásia.

Extrusoras de dupla rosca foram tema de entrevista

 

De acordo com a VDMA, o executivo fez considerações sobre as vantagens proporcionadas pelo uso de extrusoras de dupla rosca no processamento de materiais reciclados, tendências de consumo de produtos plásticos feitos com materiais reciclados e potenciais oportunidades para o ramo.

 

Ele também divulgou um programa lançado no ano passado que tem como premissa a disseminação de informações confiáveis a respeito de plásticos, a promoção de discussões sobre o alinhamento das ações da cadeia produtiva com os conceitos de sustentabilidade e a implementação da digitalização na rotina de empresas como forma de contribuir para o aumento da produção e a preservação do meio ambiente.

 

 

Vantagens proporcionadas por equipamentos específicos

 

Sobre as vantagens proporcionadas pelo uso de extrusoras de dupla rosca no processamento de plásticos reciclados, Daniel salientou alguns dos benefícios que equipamentos desse tipo podem trazer a empresas que trabalham nessa área. Ele afirmou que “extrusoras de rosca dupla permitem ‘up-cycling direto’”, termo da língua inglesa que está relacionado à reutilização criativa de resíduos na fabricação de novos produtos.

 

Ainda sobre este assunto, Nagl complementou sua resposta: “outras máquinas também podem fundir materiais, mas as extrusoras com rosca dupla podem incorporar aditivos ao mesmo tempo. Em outras palavras, você pode produzir material reciclado com qualidade superior”. Algumas das vantagens atribuídas à utilização de extrusoras de dupla rosca mencionadas pelo executivo na entrevista foram uma melhor promoção da mistura de compostos e blendas termoplásticas, assim como melhor desgaseificação durante o processamento de materiais.

 

 

Pressão do consumidor e possibilidades

 

As mudanças de comportamento do consumidor que estão levando a uma crescente demanda por produtos mais amigáveis ao meio ambiente também permearam os temas abordados na entrevista com Daniel. O executivo comentou que a reciclagem de plásticos está contribuindo para que as empresas do ramo adotem um posicionamento mais sustentável, tanto em seus parques fabris como em suas relações com os clientes. “Estamos percebendo que esse tópico está cada vez mais em foco. A pressão do consumidor está crescendo, o que, entre outras coisas, está levando os grandes fabricantes de bens de consumo a impor voluntariamente cotas de reciclagem a si mesmos”.

 

 

 

Além disso, foi divulgado que uma parceria estabelecida desde 2018 entre a Leistritz Extrusionstechnik GmbH e a Universidade Johannes Kepler, situada na cidade austríaca de Linz, tem rendido bons resultados no que diz respeito à realização de pesquisas sobre o processamento de plásticos reforçados com fibras, pensados para a fabricação de componentes para, por exemplo, a indústria automobilística e a área de construção leve.

 

E novamente, o entrevistado fez comentários sobre a importância da disseminação de informações corretas a respeito dos materiais plásticos, mencionando também um pouco do que será feito pela empresa no evento a ser realizado em outubro: “precisamos informar as pessoas e mostrar o que pode ser alcançado pela reciclagem do plástico, e que as extrusoras são importantes para isso. Pretendemos fazer um trabalho educativo na feira K”.

 

 

Programa em prol dos plásticos

 

Outro ponto abordado na entrevista concedida por Daniel foi o programa “Plastics 2050”, iniciado em 2021 pela Leistritz Extrusionstechnik GmbH. Ele consiste na promoção de discussões sobre como o ramo de plásticos pode contribuir para que a imagem destes materiais deixe de ser depreciada pela falta de informações claras e objetivas a seu respeito, entre outros assuntos relacionados à área.

 

A implantação de sistemas digitais conectados às linhas de produção também é uma das premissas do programa. O entrevistado comentou mais sobre este assunto. Segundo ele, as frentes de trabalho envolvem o fornecimento de informações sobre os plásticos, colocação de perguntas e sugestões para o solucionamento de vieses. “Entre outras coisas, nos perguntamos como a crescente demanda por plásticos pode ser atendida sem prejudicar o meio ambiente e quais opções estão disponíveis para combinarmos de maneira ideal o uso de tecnologias, eficiência e sustentabilidade com a ajuda da digitalização”, concluiu.

 

 Mais informações sobre o programa podem ser obtidas aqui.

 

 

 

Imagens: Leistritz Extrusionstechnik GmbH 

 

 

Conteúdo relacionado:

 

Mais conteúdo reciclado para as embalagens plásticas

 

Reciclagem de peças de PSU de equipamentos médico-hospitalares

 

#Reciclagem #Sustentabilidade #PI

 

 



Mais Notícias PI



Feira K 2022 manda recado para o mundo

Um resumo sobre as propostas para a redução do impacto dos resíduos plásticos no meio ambiente e na sociedade como um todo apresentadas na última edição da K.

06/12/2022


Máquinas brasileiras na K: uma história de sucesso

Comércio de equipamentos industriais fornecidos por empresas brasileiras movimentou US$ 15,4 milhões durante a feira alemã.

16/11/2022


Reciclagem em ciclo fechado

Novos equipamentos foram projetados para atender à demanda de ciclos fechados de reciclagem de PET, PS e poliolefinas.

16/11/2022