A linha de resinas de base biológica I’m green, da Braskem, completou este ano uma década de produção e foi reconhecida como um dos casos mais transformadores em termos de  desenvolvimento sustentável no Brasil pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU), e pela Rede Brasil do Pacto Global.  

 

Polietileno I'm Green da Braskem recebe reconhecimento internacional

 

O anúncio foi feito durante um webinar sobre "Big Push para a Sustentabilidade", aberto ao público e organizado por ambas as instituições, no qual foram apresentados estudos de caso que fazem parte de um repositório on-line com mais de 60 iniciativas para o desenvolvimento sustentável no Brasil. Trata-se de um conjunto de ações que alavancam investimentos nacionais e estrangeiros para gerar um grande impulso ("Big Push") de crescimento econômico, geração de emprego e renda, redução de desigualdades e lacunas estruturais e promoção da sustentabilidade ambiental. O reconhecimento do trabalho da Braskem se deu na categoria Indústria & Energia.

 

Produzidas em escala industrial a partir da inauguração da unidade fabril de eteno verde na cidade de Triunfo (RS), em 2010, as resinas da linha I’m Green conferiram à companhia liderança mundial no mercado de biopolímeros. Atualmente a empresa tem capacidade para fabricar  200 mil toneladas/ano do material, que hoje está presente em mais de 150 marcas no mundo, incluindo embalagens para os mais diversos segmentos, bens duráveis e brinquedos (foto).

 

“Acreditamos no potencial da economia circular para o avanço da sustentabilidade e o plástico de origem renovável é uma das nossas entregas nesse sentido. A iniciativa da ONU é um importante reconhecimento da jornada que estamos construindo, que reforça que estamos no caminho certo e amplia a mensagem de que o plástico pode contribuir muito para o desenvolvimento sustentável do planeta”, disse Mateus Schreiner Garcez Lopes, responsável pelo departamento de inovação em tecnologias renováveis da empresa, que apresentou o estudo de caso intitulado “Polímeros Verdes: tecnologia para promoção do desenvolvimento sustentável”.

 

As iniciativas apresentadas no webinar "Big Push para a Sustentabilidade" podem ser conhecidas na biblioteca da Cepal, no link  https://biblioguias.cepal.org/bigpushparaasustentabilidade.


 

Foto: Brinquedos produzidos pelo Grupo Lego (Dinamarca) usando o PE verde da marca I'm Green.



 

Conteúdo relacionado:

Resina biodegradável é desenvolvida no Brasil

Fabricante de brinquedos estabelece meta sustentável


 

#Braskem #ONU #Cepal #Desenvolvimentodebioplasticos #Sustentabilidade



Mais Notícias PI



Programa vai atestar a qualidade de plásticos reciclados

Validar a qualidade de plásticos reciclados provenientes de autopeças e que serão reinseridos na cadeia produtiva é um dos objetivos do instituto espanhol Aimplas.

26/03/2024


Bioplastics Brazil reunirá especialistas globais para discutir os biopolímeros

A programação do Congresso internacional sobre materiais plásticos compostáveis e de fonte renovável já conta com os expoentes da pesquisa e da indústria de bioplásticos, que vão discutir aspectos técnicos, legislação e perspectivas deste mercado.

26/03/2024


Uso de blocos de PP reciclado na construção civil é tema de projeto

A Fuplastic e a TETO Brasil participam de um programa de construção de moradias que vai promover a utilização de blocos modulares de polipropileno reciclado. O CEO da Fuplastic forneceu informações sobre projetos de casas e galpões feitos com PP reciclado que estão em andamento.

26/03/2024