Uma linha de plásticos transparentes com barreira ao oxigênio e ao vapor d’água voltada para o acondicionamento de alimentos foi desenvolvida pela norte-americana Sealed Air. Denominados “Cryovac darfresh on board”, os filmes podem ser confeccionados com espessuras e dimensões diversas, conforme o tipo de aplicação para a qual serão destinados, o que inclui a determinação de suas propriedades mecânicas, térmicas e químicas.

 

O projeto dessas embalagens multicamadas visa atender requisitos de resistência às intempéries de ambientes de baixa ou média umidade e/ou de baixa temperatura, características que também possibilitam o seu uso em aplicações que requeiram a estabilização da temperatura de produtos com a do ambiente ao qual são submetidos. Elas são indicadas para o embalamento a vácuo de, por exemplo, queijos e carnes e de acordo com Alexandre Rodrigues, gerente de portfólio da empresa, permitem a selagem completa do alimento, e possuem sistema de abertura. Ele disse ainda que a utilização de composições específicas de resinas, além de uma base feita com material diferente do plástico, possibilita uma redução de aproximadamente 40% do uso de polímeros na fabricação das películas em comparação com embalagens tradicionais desse tipo.

 

A empresa pretende confeccionar filmes dessa categoria feitos a partir de plásticos reciclados e está aberta a parcerias para o desenvolvimento de embalagens reutilizáveis, programas de logística reversa e de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, entre outros.

 

#filmeplastico #barreira #vacuo #plastic



Mais Notícias PI



Aditivo antimicrobiano para plásticos tem eficácia comprovada contra o novo coronavírus

Disponível no Brasil desde 2016 e fornecida na forma líquida ou em grânulos, a substância foi avaliada e teve sua eficácia comprovada em testes laboratoriais que apontaram a redução de mais de 99,84% do coronavírus presente nas superfícies dos plásticos analisados.

05/08/2020


Vacinas contra Covid-19 serão envasadas em frascos plásticos

Empresa dos Estados Unidos contratou da alemã Zahoransky o fornecimento de linhas de fabricação no valor próximo de 25 milhões de euros. Elas vão executar a injeção, sopro, revestimento dos frascos, envase e gravação, de forma totalmente automatizada.

31/07/2020


Fispal terá edição on-line

A edição presencial da Fispal Tecnologia 2020, que aconteceria de 7 a 10 outubro, foi cancelada após comunicado estadual sobre a restrição à realização de grandes eventos presenciais. Porém, uma edição on-line será feita por meio de uma plataforma digital.

23/07/2020