Uma linha de plásticos transparentes com barreira ao oxigênio e ao vapor d’água voltada para o acondicionamento de alimentos foi desenvolvida pela norte-americana Sealed Air. Denominados “Cryovac darfresh on board”, os filmes podem ser confeccionados com espessuras e dimensões diversas, conforme o tipo de aplicação para a qual serão destinados, o que inclui a determinação de suas propriedades mecânicas, térmicas e químicas.

 

O projeto dessas embalagens multicamadas visa atender requisitos de resistência às intempéries de ambientes de baixa ou média umidade e/ou de baixa temperatura, características que também possibilitam o seu uso em aplicações que requeiram a estabilização da temperatura de produtos com a do ambiente ao qual são submetidos. Elas são indicadas para o embalamento a vácuo de, por exemplo, queijos e carnes e de acordo com Alexandre Rodrigues, gerente de portfólio da empresa, permitem a selagem completa do alimento, e possuem sistema de abertura. Ele disse ainda que a utilização de composições específicas de resinas, além de uma base feita com material diferente do plástico, possibilita uma redução de aproximadamente 40% do uso de polímeros na fabricação das películas em comparação com embalagens tradicionais desse tipo.

 

A empresa pretende confeccionar filmes dessa categoria feitos a partir de plásticos reciclados e está aberta a parcerias para o desenvolvimento de embalagens reutilizáveis, programas de logística reversa e de conscientização sobre o descarte correto de resíduos, entre outros.

 

#filmeplastico #barreira #vacuo #plastic



Mais Notícias PI



Aberto o credenciamento para a Fispal

Nova edição acontece em junho e comemora 40 anos da feira voltada para o setor de alimentos, com a expectativa de receber 44 mil visitantes.

12/03/2024


Embalagens e sustentabilidade serão tema de workshop em SP

O Instituto de Embalagens vai realizar palestras no auditório da CNI em que os participantes poderão ver na prática soluções discutidas durante sessões sobre análise do ciclo de vida de embalagens e atualização de tecnologias para a reciclagem, entre outros temas.

12/03/2024


Embalagens para impermeabilizantes agora em versões feitas com PCR

Linha de baldes fabricados com plásticos pós-consumo passou a ser usada para acondicionar produtos da marca Quartzolit.

08/02/2024