O ramo de corte e conformação de metais está encontrando meios para aperfeiçoar os seus processos de modo a torná-los mais eficientes, visando à obtenção de peças com design complexo e/ou funcional que atendam à demanda por produtos desse tipo em diversas áreas.

O processo de corte a plasma 3D – que pode ser executado por meio de sistemas que consistem em, por exemplo, cabeçote de corte manipulado por braço robótico, além de software – é um tipo de operação que pode proporcionar vantagens em relação a outros processos principalmente no que diz respeito à fabricação de peças estruturais ou de componentes sob medida, podendo, inclusive, substituir a usinagem em determinados casos.
A Hypertherm, com escritório corporativo em São Paulo (SP) e matriz nos Estados Unidos, desenvolveu equipamentos de corte a plasma 3D. Eles são recomendados para trabalhos como corte reto ou diagonal de chapas e tubos de aço-carbono, inox ou alumínio, bem como para a abertura de orifícios.
Tiago Ferraz, especialista em corte a plasma da Hypertherm na América Latina, mencionou outras vantagens proporcionadas por esse tipo de tecnologia: “Um dos diferenciais é que os movimentos robóticos executados no processo de corte a plasma em 3D podem exigir tensão adicional dos conjuntos de cabos, devido ao aumento de sua inclinação e flexão, o que não é visto no processo de corte em 2D tradicional e por isso demandam atenção em seu projeto”. Segundo ele, esses sistemas de corte são indicados para a produção de peças metálicas para estruturas de edifícios, de tubos e conexões para redes de dutos, entre outros.
Os guias da revista Corte e Conformação de Metais trazem informações sobre a oferta de máquinas, equipamentos e serviços para esta área fornecidos no Brasil. Diversas reportagens sobre indústria 4.0 e impressão 3D, assim como artigos técnicos sobre temas relacionados a esta área, podem ser acessados em nosso site.
Imagem: Hypertherm
Reportagens similares:
Programa de iluminação pública movimenta o ramo de metais
Pesquisa aponta crescimento do ramo de estruturas metálicas
#Hypertherm #CorteaPlasma3D #Indústria40 #CorteeConformaçãodeMetais
Mais Notícias PI
Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.
09/02/2026
Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.
09/02/2026
Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.
09/02/2026