Um projeto envolvendo pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), o Senai Cimatec e o Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) levou ao desenvolvimento do nanoscópio “Na@Mo”.

Equipamento de medição nanométrica para a área de metais

 

Trata-se de um equipamento que é capaz de ampliar com alta resolução a imagem de moléculas e átomos que compõem a estrutura de metais, revestimentos e outros materiais em escala nanométrica, por exemplo. Sua configuração lhe permite gerar imagens de áreas que medem milionésimos de milímetro – para se ter uma ideia, 1 nanômetro equivale a um bilionésimo de metro.

 

Além disso, o nanoscópio conta com uma antena que faz a transmissão/conversão de imagens para um software, que em um primeiro momento realiza análises automaticamente e em seguida armazena os arquivos correspondentes às imagens capturadas.

 

Entre os fatores que incentivaram essa iniciativa está a demanda de equipamentos ópticos que proporcionem a inspeção de propriedades de nanomateriais metálicos, bem como de materiais dissimilares usados na construção de estruturas híbridas, cuja pesquisa e desenvolvimento estão cada vez mais presentes no dia a dia da indústria de manufatura e de sua cadeia produtiva.

 

Em comunicado à imprensa, os pesquisadores que participam desse trabalho disseram que a tecnologia proporcionará vantagens em relação aos instrumentos ópticos tradicionais, e que ela poderá ser útil em diversas operações laboratoriais/industriais.

 

O projeto tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), ao passo que a criação do software de análise ficou a cargo do DCC e o desenvolvimento do hardware do nanoscópio foi um trabalho encabeçado pelo Senai Cimatec.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui e também em nossos guias, dentre os quais está o de microscópios projetados para operações no chão de fábrica do ramo de metais.

 

 

Imagem: Pixabay

 

 

Reportagens similares:

 

Atualização de software para programação de robôs

 

Novo centro de inspeção robótica de peças metálicas em SP

 

 

#Embrapii #UFMG #SenaiCimatec #Nanoscópio #CorteeConformaçãodeMetais



Mais Notícias PI



Fornecedora de aços vai unificar operações de distribuição

Com previsão de investimentos de R$ 30 milhões em reorganização societária, grupo distribuidor de aços brasileiro também estuda expansão no mercado dos Estados Unidos.

09/02/2026


Bystronic conclui a aquisição da Coherent

Especialista em corte a laser, a suíça Bystronic adquiriu a divisão de ferramentas para processamento de materiais da norte-americana Coherent.

09/02/2026


Indústria de máquinas vendeu mais em 2025

Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) apontou melhora de desempenho do setor em 2025, apesar da retração das vendas internas no mês de dezembro. Redefinição dos destinos trouxe melhora para os indicadores de exportação.

09/02/2026